O segundo Workshop “Culturas, Alteridades e Participações em IHC: Tecendo novas tramas em movimento – CAPAihc2023” dá sequência a reflexões e problematizações já tecidas em 2017, na e a partir da primeira edição do workshop, no IHC 2017, em Joinville. Esta segunda edição dá continuidade às temáticas de 2017 e suporte às pesquisas e projetos de extensão alinhados ao que vem sendo denominado “terceira onda” em IHC. Este movimento transcende o mundo do trabalho e da computerização ao articular questões de relevância às esferas privadas, ao cotidiano, aos movimentos populares, as comunidades subalternizadas, diaspóricas, originárias e outras, passando por dimensões feministas e de gênero, de capacidade corporalidade e sexualidade, de origem, moradia, raça e etnia, decoloniais e anticoloniais. Buscamos debater como esse período de seis anos que separa as edições, permeado por intercorrências problemáticas no contexto da cultura e da sociedade, afetou as vivências, percepções, projetos e desafios reconhecidos pela comunidade brasileira de IHC alinhadas à terceira onda. Convidamos todas e todos a refletir conosco sobre os movimentos, as tendências, incluindo as contradições, as disputas, as ausências e as invisibilizações bordadas nestas redes, onde o físico e o digital se emaranham às atividades humanas e suas interações.

 

Tópicos de Interesse

O CAPAihc 2023 apresenta os seguintes tópicos de interesse, ainda que não restritivos, considerando Interação Humano Computador e:

  • Terceira onda; 
  • Feminismos, estudos de gênero, de sexualidade, interseccionalidade e abordagens Queer; 
  • Colonialidade, decolonialidade e anticolonialidade; 
  • Cultura, situacionidade e circunstancionalidade; 
  • Corpo, corporalidades, capacidade e capacitismo; 
  • Raça e etnia, racismo, xenofobia; 
  • Movimentos diásporicos e processos migratórios; 
  • Cidadania, sociedades urbanas, esferas públicas e privadas; 
  • Espaço, território, meio ambiente e sustentabilidade; 
  • Subjetividades, mediações e construções identitária e fluídas; 
  • Cotidiano; 
  • Perspectivas culturais em jogos digitais e no entretenimento; 
  • Discurso, memória e identidade; 
  • Teorias críticas em tecnologia e sociedade; 
  • Extensão dialógica e problematizadora, educação formal e não formal; 
  • Pensamento e Raciocínio Computacional em face a pedagogias críticas; 
  • Cultura participativa da alteridade, da diferença e da diversidade;
  • Reconhecimento, cooperação, participação, cidadania e igualdade em alteridade; 
  • Narrativas estéticas, experiências artísticas e abordagens experimentais de fronteira; 
  • Governança, política, poder e criticismo; 
  • Saúde mental; 
  • Outras temáticas contra hegemônicas e não canônicas.