O segundo Workshop “Culturas, Alteridades e Participações em IHC: Tecendo novas tramas em movimento – CAPAihc2023” dá sequência a reflexões e problematizações já tecidas em 2017, na e a partir da primeira edição do workshop, no IHC 2017, em Joinville. Esta segunda edição dá continuidade às temáticas de 2017 e suporte às pesquisas e projetos de extensão alinhados ao que vem sendo denominado “terceira onda” em IHC. Este movimento transcende o mundo do trabalho e da computerização ao articular questões de relevância às esferas privadas, ao cotidiano, aos movimentos populares, as comunidades subalternizadas, diaspóricas, originárias e outras, passando por dimensões feministas e de gênero, de capacidade corporalidade e sexualidade, de origem, moradia, raça e etnia, decoloniais e anticoloniais. Buscamos debater como esse período de seis anos que separa as edições, permeado por intercorrências problemáticas no contexto da cultura e da sociedade, afetou as vivências, percepções, projetos e desafios reconhecidos pela comunidade brasileira de IHC alinhadas à terceira onda. Convidamos todas e todos a refletir conosco sobre os movimentos, as tendências, incluindo as contradições, as disputas, as ausências e as invisibilizações bordadas nestas redes, onde o físico e o digital se emaranham às atividades humanas e suas interações.
Tópicos de Interesse
O CAPAihc 2023 apresenta os seguintes tópicos de interesse, ainda que não restritivos, considerando Interação Humano Computador e:
- Terceira onda;
- Feminismos, estudos de gênero, de sexualidade, interseccionalidade e abordagens Queer;
- Colonialidade, decolonialidade e anticolonialidade;
- Cultura, situacionidade e circunstancionalidade;
- Corpo, corporalidades, capacidade e capacitismo;
- Raça e etnia, racismo, xenofobia;
- Movimentos diásporicos e processos migratórios;
- Cidadania, sociedades urbanas, esferas públicas e privadas;
- Espaço, território, meio ambiente e sustentabilidade;
- Subjetividades, mediações e construções identitária e fluídas;
- Cotidiano;
- Perspectivas culturais em jogos digitais e no entretenimento;
- Discurso, memória e identidade;
- Teorias críticas em tecnologia e sociedade;
- Extensão dialógica e problematizadora, educação formal e não formal;
- Pensamento e Raciocínio Computacional em face a pedagogias críticas;
- Cultura participativa da alteridade, da diferença e da diversidade;
- Reconhecimento, cooperação, participação, cidadania e igualdade em alteridade;
- Narrativas estéticas, experiências artísticas e abordagens experimentais de fronteira;
- Governança, política, poder e criticismo;
- Saúde mental;
- Outras temáticas contra hegemônicas e não canônicas.