Robótica Educacional: Um caminho lúdico, participativo e aberto pautado pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão

  • Marília A. Amaral UTFPR
  • Leonelo D. A. Almeida UTFPR
  • Larissa Paschoalin UTFPR
  • Bernardo Vendruscolo Mendes UTFPR
  • Giovanna Gomes de Sá Barreto UTFPR
  • Thais Say de Carvalho UTFPR
  • Vitor de Souza Teixeira UTFPR
  • Aline Alvares Machado UTFPR

Resumo


A inclusão digital permanece um desafio às práticas pedagógicas e à promoção de uma perspectiva crítica sobre os aspectos sociais da ciência e da tecnologia (CTS). Este relato de experiência apresenta uma tecnologia social (TS) educacional aberta e participativa visando à inclusão digital por meio da robótica educacional. Essa TS compreende a constituição de uma rede entre universidade pública e representantes municipais da educação, a criação de recursos educacionais abertos, projetos de hardware e software aberto, com materiais de baixo custo ou reciclados. A rede realizou 30 oficinas internas, 4 sobre robótica para crianças inscritas na Olimpíada Brasileira de Robótica e outras 6 de formação em CTS para docentes.

Referências

Bazzo, Walter .A. et al. Introdução aos estudos CTS: O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade? Cadernos de Ibero-América, Editora OEI, 2003 Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

Educação Aberta. Recursos Educacionais Abertos (REA): Um caderno para professores. Campinas, 2013. Disponível em: http://educacaoaberta.org/cadernorea.

Freire, Paulo. Pedagogia do oprimido. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

Fundação Banco do Brasil – FBB, Instituto de Tecnologia Social – ITS BRASIL. Caminhos e Perspectivas para a Tecnologia Social. Brasília, 2018.

Montero, Maritza. Introducción a la psicología comunitaria: Desarrollo, conceptos y procesos. Editorial Paidós, Buenos Aires Argentina 1° ed, 2004.

Oliveira, Murilo; Paschoalin, Larissa; Teixeira, Vitor; Amaral, Marília A.; Almeida, Leonelo D. A. . Thinking Open and Ludic Educational Robotics: Considerations Based on the Interaction Design Principles. In: Zaphiris, P.; Ioannou, A.. (Org.). Learning and Collaboration Technologies. HCII 2023. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.Cham: Springer Nature Switzerland, 2023, v. 14041, p. 300-315.

Ramos, Josué J.G. et al. Iniciativa para robótica pedagógica aberta e de baixo custo para inclusão social e digital no brasil. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI 2007), Florianópolis, SC, 2007.

Santclair, Gabriel et al. Robótica Criativa: desenvolvimento de projetos de engenharia com crianças e jovens. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26., 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020.

Santos, Franklin Lima et al. REDUC: A Robótica Educacional como Abordagem de Baixo Custo para o Ensino de Computação em Cursos Técnicos e Tecnológicos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16., 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010.

Thomas, Hernan. Tecnologias para Inclusão Social e Políticas Públicas na América Latina. In: OTTERLOO, Aldalice et al. Tecnologias Sociais: Caminhos para a sustentabilidade. 2009.
Publicado
17/10/2023
AMARAL, Marília A.; ALMEIDA, Leonelo D. A.; PASCHOALIN, Larissa; MENDES, Bernardo Vendruscolo; BARRETO, Giovanna Gomes de Sá; CARVALHO, Thais Say de; TEIXEIRA, Vitor de Souza; MACHADO, Aline Alvares. Robótica Educacional: Um caminho lúdico, participativo e aberto pautado pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. In: WORKSHOP EM CULTURAS, ALTERIDADES E PARTICIPAÇÕES EM IHC (CAPAIHC), 2. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 8-13. DOI: https://doi.org/10.5753/capaihc.2023.236270.