Eu também quero brincar! IA gerativa integrada à comunicação alternativa para inclusão de crianças neurodivergentes em contextos lúdicos

  • Taciana Pontual Falcão UFRPE
  • Karina Machado UFRPE
  • Carlos Pereira UFRPE
  • Paulo Rodrigues UFRPE
  • Ana Paula Furtado UFRPE
  • André Nascimento UFRPE

Resumo


A comunicação aumentada e alternativa é uma tecnologia assistiva que permite a pessoas não-verbais expressarem suas vontades e seus pensamentos. Porém, tipicamente, crianças não-verbais têm pranchas de comunicação preparadas para elas por adultos responsáveis, o que limita as suas possibilidades de expressão a partir da visão de uma outra pessoa. Em contextos lúdicos, que são fundamentais para o desenvolvimento infantil, essas limitações tornam-se mais gritantes e impeditivas. A partir de cenários de participação de crianças neurodivergentes e não-verbais em brincadeiras, apresentamos soluções que integram técnicas de IA gerativa e outros recursos a um aplicativo de comunicação alternativa, visando combater o capacitismo e a inclusão efetiva dessas crianças em brincadeiras, contribuindo para sua interação social e desenvolvimento cognitivo e emocional.

Referências

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Publicado
17/10/2023
FALCÃO, Taciana Pontual; MACHADO, Karina; PEREIRA, Carlos; RODRIGUES, Paulo; FURTADO, Ana Paula; NASCIMENTO, André. Eu também quero brincar! IA gerativa integrada à comunicação alternativa para inclusão de crianças neurodivergentes em contextos lúdicos. In: WORKSHOP EM CULTURAS, ALTERIDADES E PARTICIPAÇÕES EM IHC (CAPAIHC), 2. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 32-37. DOI: https://doi.org/10.5753/capaihc.2023.236306.