Mulheres, Tecnologias e Design Participativo

  • Andreia de Jesus UTFPR
  • Fernanda Rios UTFPR
  • Helen Melezinski UTFPR
  • Maíra Fernandes Costa UTFPR

Resumo


O presente estudo reflete sobre o Design Participativo a partir da presença das mulheres nas tecnologias. Diante do contexto brasileiro e dos debates sobre gênero, observa-se como as problemáticas culturais e sociais impactam no acesso e participação das mulheres ao mundo do trabalho, da computerização e ambientes acadêmicos dedicados a estudar as tecnologias. Deste modo, a partir de uma produção audiovisual, de curta duração e caráter educativo, busca-se apresentar, em tela, um panorama sobre as discussões de gênero nas tecnologias. Trata-se de ferramenta utilizada para questionar e propor mudanças, uma vez que o caminho para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres também acontece em sala de aula.

Referências

Auler, Décio; Delizoicov, Demétrio. (2015). Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas críticas, v. 21, n. 45, p. 275-296, 2015. Disponível em: [link].

Bardzell, J., Bardzell, S. (2015). What is Humanistic HCI?. In: Humanistic HCI. Synthesis Lectures on Human-Centered Informatics. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-02214-2_2

Bardzell, Shaowen. Utopias of participation: Feminism, design, and the futures. ACM Transactions on Computer-Human Interaction (TOCHI), v. 25, n. 1, p. 1-24, 2018. https://doi.org/10.1145/312735.

Bødker. S. When second wave HCI meets third wave challenges. Proc. of the 4th Nordic Conference on Human-Computer Interaction: Changing Roles. ACM, New York, 2006, 1–8. Disponível em: http://doi.org/10.1145/1182475.1182476.

Bødker, S. 2015. Third-wave HCI, 10 years later participation and sharing. Interactions 22, 5 (August 2015), 24-31. Disponível em: https://doi.org/10.1145/2804405.

Bonfim CJL, Mombach JG, Martins ABN, Sousa JKL. Empoderamento de gênero mediado pelas tecnologias. In Gênero em perspectiva / Larissa Ferreira (organizadora) – Curitiba: CRV, 2020. Disponível em: [link].

Bonfim CJL, Mombach JG, Martins ABN, Sousa JKL. Design Participativo: uma experiência de criação de aplicativos com meninas. Revista Sistemas e Comunicação [Internet]. 2018 jul./dez;8(2): 402-17. Disponível em: [link].

Carroll, John M. Human Computer Interaction - brief intro. Disponível em: [link].

Feenberg, A. (2015). Tecnologia, modernidade e democracia. (E. Beira, Org. & Trad.) Lisboa: MIT Portugal. Disponível em: [link].

Freire, Paulo. Pedagogia do oprimido. 48. reimp. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

Gama, R. (1985). Tecnologia e o trabalho na história (Tese de Livre Docência). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado em 01 de julho de 2023.

hooks, bell. (2013). Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes.

Lowgren, Jonas. Interaction Design - brief intro. Disponível em: [link].

Michael Page. Women in Tech. O que as organizações estão fazendo para quebrar as barreiras?. Disponível em: [link].

Montero, M. (2015). De la otredad a la praxis liberadora: la construcción de métodos para la conciencia. Estudos De Psicologia (campinas), 32(1), 141–149. https://doi.org/10.1590/0103-166X2015000100013

Muller, M. J. and Kuhn, S. Participatory Design. Communications of the ACM, 36(6):24–28. (1993)

Satchell, Christine e Dourish, Paul. (2009). Beyond the user: use and non-use in HCI. In Proceedings of the 21st Annual Conference of the Australian Computer-Human Interaction Special Interest Group: Design: Open 24/7 (OZCHI '09). ACM, New York, NY, USA, 9-16. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1145/1738826.1738829

Varsavsky, O. (1969). Ciencia, política y cientificismo. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina.

Zabala, Antoni. A Prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Publicado
17/10/2023
JESUS, Andreia de; RIOS, Fernanda; MELEZINSKI, Helen; COSTA, Maíra Fernandes. Mulheres, Tecnologias e Design Participativo. In: WORKSHOP EM CULTURAS, ALTERIDADES E PARTICIPAÇÕES EM IHC (CAPAIHC), 2. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 50-55. DOI: https://doi.org/10.5753/capaihc.2023.236574.