Falha na conexão: o Ensino Remoto Emergencial (ERE) frente às Desigualdades de Acesso Digital
Resumo
Este artigo analisa questões das entrevistas semi-estruturadas com 8 professores e professoras, sendo eles de dois colégios com características distintas: um em bairro periférico e outro central. A pesquisa propôs analisar o trabalho das professoras e professores de Ensino Médio da rede Estadual do Paraná durante a necessidade de Ensino Emergencial Remoto (ERE). As respostas fazem parte da categoria de análise “Interação com alunos e alunas no processo didático-pedagógico”, buscando entender quais foram as plataformas utilizadas (quando utilizadas), a frequência dos alunos nestes ambientes e as alternativas que foram criadas para manter o diálogo com os alunos durante este período frente a exclusão digital de muitos deles.
Referências
Auler, Décio; Delizoicov, Demétrio. (2015). Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas críticas, v. 21, n. 45, p. 275-296, 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 set. 2023.
Bardzell, J., Bardzell, S. (2015). What is Humanistic HCI?. In: Humanistic HCI. Synthesis Lectures on Human-Centered Informatics. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-02214-2_2
hooks, bell. (2013). Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes.
Carlos, A. F. A. (org.). (2020). COVID-19 e a crise urbana. São Paulo: FFLCH/USP. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 set. 2023.
Hodges, C. et al. (2020). The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause, [s. l.]. Disponível: [link]. Acesso em: 18 set. 2023.
Matos, R. R. (2021). O trabalho remoto docente na rede pública de ensino paranaense durante a pandemia do Covid 19. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional – Profsocio) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Minayo, M. C. de S. (org.). (2007). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes.
Rodrigues, Claudia Bordin. (2017). Projetar para a Esperança: prática de pesquisa em Design de Interação sobre as concepções de esperança de Paulo Freire. Anais do CAPAihc.
Satchell, Christine e Dourish, Paul. (2009). Beyond the user: use and non-use in HCI. In Proceedings of the 21st Annual Conference of the Australian Computer-Human Interaction Special Interest Group: Design: Open 24/7 (OZCHI '09). ACM, New York, NY, USA, 9-16. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1145/1738826.1738829
Silva, Guilherme Alves da. (2020). Uma perspectiva crítica para as políticas públicas de inclusão digital no Brasil: estudo de caso sobre não-usos e não-usuários de internet. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba.
Bardzell, J., Bardzell, S. (2015). What is Humanistic HCI?. In: Humanistic HCI. Synthesis Lectures on Human-Centered Informatics. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-02214-2_2
hooks, bell. (2013). Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes.
Carlos, A. F. A. (org.). (2020). COVID-19 e a crise urbana. São Paulo: FFLCH/USP. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 set. 2023.
Hodges, C. et al. (2020). The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause, [s. l.]. Disponível: [link]. Acesso em: 18 set. 2023.
Matos, R. R. (2021). O trabalho remoto docente na rede pública de ensino paranaense durante a pandemia do Covid 19. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional – Profsocio) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Minayo, M. C. de S. (org.). (2007). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes.
Rodrigues, Claudia Bordin. (2017). Projetar para a Esperança: prática de pesquisa em Design de Interação sobre as concepções de esperança de Paulo Freire. Anais do CAPAihc.
Satchell, Christine e Dourish, Paul. (2009). Beyond the user: use and non-use in HCI. In Proceedings of the 21st Annual Conference of the Australian Computer-Human Interaction Special Interest Group: Design: Open 24/7 (OZCHI '09). ACM, New York, NY, USA, 9-16. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1145/1738826.1738829
Silva, Guilherme Alves da. (2020). Uma perspectiva crítica para as políticas públicas de inclusão digital no Brasil: estudo de caso sobre não-usos e não-usuários de internet. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba.
Publicado
17/10/2023
Como Citar
COSTA, Maíra Fernandes; AMARAL, Marília Abrahão; AMORIM, Mario Lopes.
Falha na conexão: o Ensino Remoto Emergencial (ERE) frente às Desigualdades de Acesso Digital. In: WORKSHOP EM CULTURAS, ALTERIDADES E PARTICIPAÇÕES EM IHC (CAPAIHC), 2. , 2023, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 56-61.
DOI: https://doi.org/10.5753/capaihc.2023.236609.