Um Modelo baseado em Trilhas de Aprendizagem para a Representação de Alunos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

  • David Brito Ramos IFAM
  • Elaine Harada Teixeira de Oliveira UFAM

Resumo


Este trabalho descreve um modelo baseado em Trilhas de Aprendizagem para a representação de alunos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Ele é capaz de auxiliar da identificação do perfil motivacional do aluno, fundamentado na Teoria de Metas de Realização. Como resultados adicionais da pesquisa tem-se uma taxonomia para as estratégias de aprendizagem, a relação entre as metas de realização e as estratégias de aprendizagem, a relação entre as metas de realização e a taxonomia proposta, e um registro de software. Dos experimentos, confirmou-se que é possível sugerir estratégias de aprendizagem de acordo com a orientação de metas e classificar as orientações de metas dos alunos com F1-Score acima dos 80%.

Referências

Ames, C. (1984). Competitive, cooperative and individualistic goal structures: A motivational analysis. Research on motivation in education. Vol. 1: Student motivation, v. 1, p. 177–207.

Artero, A. O. (2009). Inteligência Artificial: Teoria e Prática. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física.

Auvinen, T., Hakulinen, L. e Malmi, L. (2015). “Increasing Students’ Awareness of Their Behavior in Online Learning Environments with Visualizations and Achievement Badges”. IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 8, n. 3, p. 261–273.

Beluce, A. C. e Oliveira, K. L. De (2016). “Escala de estratégias e motivação para aprendizagem em ambientes virtuais”. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 66, p. 593–610.

Boruchovitch, E. e Santos, A. A. A. Dos (2015). “Psychometric studies of the learning strategies scale for university students”. Paideia, v. 25, n. 60, p. 19–27.

Boruchovitch, E., Santos, A. A. A. Dos, Da Costa, E. R., et al. (2006). “A construção de uma escala de estratégias de aprendizagem para alunos do ensino fundamental”. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, n. 3, p. 297–304.

Byun, J., Pennington, D., Cardenas, J., Dutta, S. e Kirwan, J. (2014). “Understanding student behaviors in online classroom: Data scientific approach”. Proceedings - 2014 IEEE International Congress on Big Data, BigData Congress 2014, p. 802–803.

CodeBench (2020). CodeBench. [link].

Diseth, Å. (2011). “Self-efficacy, goal orientations and learning strategies as mediators between preceding and subsequent academic achievement”. Learning and Individual Differences, v. 21, n. 2, p. 191–195.

Dweck, C. S. (1986). Motivational Processes Affecting Learning. American Psychologist, Dweck, C. S. e Elliott, E. S. (1983). Achievement motivation. In: Mussen, P. H.; Hetherington, E. M.[Eds.]. . Handbook of child psychology: Socialization, personality, and social development. New York: Wiley. p. 643–691.

Gutiérrez, S., Pardo, A. e Kloos, C. (2006). “Finding a learning path: toward a swarm intelligence approach”. Proceedings of the 5th IASTED …, He, Z., Xia, W., Dong, K., et al. (2022). “Unsupervised Learning Style Classification for Learning Path Generation in Online Education Platforms”. In Proceedings of the 28th ACM SIGKDD Conference on Knowledge Discovery and Data Mining. , KDD ’22. Association for Computing Machinery. https://doi.org/10.1145/3534678.3539107.

Jiang, B., Li, X., Yang, S., et al. (2022). “Data-Driven Personalized Learning Path Planning Based on Cognitive Diagnostic Assessments in MOOCs”. Applied Sciences, v.12, n. 8.

Kadıoğlu, C. e Kondakci, E. U. (2014). “Relationship between Learning Strategies and Goal Orientations: A Multilevel Analysis”. Eurasian Journal of Educational Research, v. 14, n. 56, p. 1–20.

Kadoic, N. e Oreski, D. (2018). “Analysis of student behavior and success based on logs in Moodle”. 2018 41st International Convention on Information and Communication Technology, Electronics and Microelectronics, MIPRO 2018 Proceedings, p. 654–659.

Koopman, M., Bakx, A. e Beijaard, D. (2014). “Students’ goal orientations and learning strategies in a powerful learning environment: A case study”. Studies in Educational Evaluation, v. 43, p. 186–196.

Marquez, J. M., Ortega, J. A., Gonzalez-Abril, L. e Velasco, F. ( 2008). “Creating adaptive learning paths using Ant Colony Optimization and Bayesian Networks”. In 2008 IEEE International Joint Conference on Neural Networks (IEEE World Congress on Computational Intelligence). . IEEE.

Martins, L. B. e Zerbini, T. (2014). “Escala de Estratégias de Aprendizagem: evidências de validade em contexto universitário híbrido”. Psico-USF, v. 19, n. 2, p. 317–328.

Morozevich, E. S., Korotkikh, V. S. e Kuznetsova, Y. A. (2022). “The development of a model for a personalized learning path using machine learning methods”. Business Informatics, v. 16, n. 2, p. 21–35.

Ramos, D. B. (2020). “Motivação e Estratégias de Aprendizagem”. [link].

Ramos, D. B. (2022). “Um modelo baseado em trilhas de aprendizagem para a representação de alunos de ambientes virtuais de aprendizagem”. Tese de Doutorado.

Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Amazonas.2022.

Ramos, D. B., Ramos, I. M. M., Gasparini, I. e Oliveira, E. H. T. De (2021). “A New Learning Path Model for E-Learning Systems”. International Journal of Distance Education Technologies, v. 19, n. 2, p. 20–40.

Ramos, D. B., Ramos, I. M. M., Nascimento, P. B. Do e Oliveira, E. H. T. De (2016).

“Uma Ferramenta Baseada em Grafo para Identificação e Visualização de Trilhas de Aprendizagem”. Nuevas Ideas en Informática Educativa, v. 12, p. 237–243.

Ramos, D., Oliveira, E., Monteverde, I. e Oliveira, K. (2015). “Trilhas de Aprendizagem em Ambientes Virtuais de Ensino-aprendizagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura”. In Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2015). [link].

Ramos, I. M. M., Ramos, D. B., Amaral, G. de S., et al. (2017). “M-Cluster: Uma ferramenta de Recomendação para Formação de Grupos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem”. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). [link].

Santos, A. A. A. Dos, Alcará, A. R. e Zenorini, R. da P. C. (2013). “Estudos psicométricos da escala de motivação para a aprendizagem de universitários”. Fractal: Revista de Psicologia, v. 25, n. 3, p. 531–546.

Shyr, W.-J., Feng, H.-Y., Zeng, L.-W., Hsieh, Y.-M. e Shih, C.-Y. (2017). “The Relationship between Language Learning Strategies and Achievement Goal Orientations from Taiwanese Engineering Students in EFL Learning”. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 13, n. 10, p. 6431–6443.

Sitthisak, O., Gilbert, L. e Albert, D. (2013). “Learning in Moodle using CompetenceBased Knowledge Space Theory and IMS QTI”. In Computer Science and Engineering Conference (ICSEC), 2013 International.

Vantroys, T. e Peter, Y. (2003). “COW, a Flexible Platform for the Enactment of Learning Scenarios”. In: Favela, J.; Decouchant, D.[Eds.]. . Groupware: Design, Implementation, and Use (Lecture Notes in Computer Science). Berlim: Springer. v. 2806p. 168–182.

Zenorini, R. da P. C. e Santos, A. A. A. Dos (2010). “Escala de Metas de Realização como Medida da Motivação para Aprendizagem”. Interamerican Journal of Psychology, v. 44, n. 2, p. 291–298.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
RAMOS, David Brito; OLIVEIRA, Elaine Harada Teixeira de. Um Modelo baseado em Trilhas de Aprendizagem para a Representação de Alunos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - TESES DE DOUTORADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 26-37. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.234956.