Jornada Biomas Escolas: um jogo digital em prol da conservação da biodiversidade

  • Silvia de Oliveira Kist UFRGS
  • Camilo de Vasconcellos Rebouças Last Lighthouse games
  • Patricia Behling Schäffer B&S Educação e Tecnologia
  • Gabriela Caroline de Lemos UERGS
  • Juçara Bordin UERGS

Resumo


“Jornada Biomas Escolas” é um jogo digital criado com o objetivo de oferecer um recurso de “gatilho de curiosidade” para motivar o envolvimento de estudantes em ações de conservação. A narrativa foi baseada em uma pesquisa de opinião realizada com estudantes de Educação Básica sobre suas preferências. O jogo está disponível em versões para desktop, smartphones Android e iOS. Depoimentos de alunos e professores que utilizaram o recurso destacam o jogo como ferramenta eficaz para engajamento e aprendizado dos alunos, favorecendo a caracterização dos biomas brasileiros, conscientizando sobre questões ambientais emergentes e desenvolvendo habilidades descritas nas diretrizes curriculares nacionais relacionadas aos biomas.

Palavras-chave: aprendizagem, Ciências, jogo digital, entretenimento

Referências

BORDIN, J. et al. 2023. Processo de criação do jogo digital Jornada Biomas Escolas e exploração de seu potencial educacional. Revista Educaonline 17(2): 6-20.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Secretaria da Educação, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em 09 junho 2023.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
KIST, Silvia de Oliveira; REBOUÇAS, Camilo de Vasconcellos; SCHÄFFER, Patricia Behling; LEMOS, Gabriela Caroline de; BORDIN, Juçara. Jornada Biomas Escolas: um jogo digital em prol da conservação da biodiversidade. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PRODUTO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 100-103. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.233139.