Avalanche Silábica: jogo educacional para aprendizagem de encontros vocálicos na Língua Portuguesa

  • Cleidiana Alves UEA
  • Jeniffer Macena UEA / UFAM
  • Fernanda Pires UEA
  • Marcela Pessoa UEA

Resumo


Este trabalho apresenta o "Avalanche Silábica", um jogo de aventura para dispositivos móveis Android, que visa proporcionar uma experiência educacional divertida voltada para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I. Tem como proposta possibilitar o exercício do Pensamento Computacional através do contato com conteúdos relativos a encontros vocálicos como hiatos, ditongos e tritongos. O jogo tem como pressuposto teórico as teorias de Aprendizagem Significativa e Aprendizagem Multimídia, que foram aplicadas tanto na sequência didática quanto no design de interação.

Palavras-chave: Estudantes, encontros vocálicos, pensamento computacional

Referências

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). 2020. Resultados do SAEB 2019. Relatório Técnico. [link].

Pires, F. G. D. S. (2021). Thinkted lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior.

Ausubel, D. P., Novak, J. D., & Hanesian, H. (1980). Psicologia educacional. Interamericana.

Mayer, R. E. (2009). Multimedia Learning. In Cambridge (Series Ed.) Vol.1.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
ALVES, Cleidiana; MACENA, Jeniffer; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela. Avalanche Silábica: jogo educacional para aprendizagem de encontros vocálicos na Língua Portuguesa. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 157-160. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.233203.