The Island: Calculated Defense - Praticando Operações de Adição e Subtração

  • Marcelo Brilhante UEA
  • Cássia Venâncio UEA
  • Jeniffer Macena UEA / UFAM
  • Fabrizio Honda UEA / UFAM
  • José Carlos Duarte UEA / UFAM
  • Marcela Pessoa UEA
  • Fernanda Pires UEA

Resumo


Em relação à aprendizagem de matemática no Brasil, dados do último Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) apontaram que uma parcela de estudantes do ensino fundamental não alcançou os resultados esperados. O uso de jogos educacionais pode ser uma alternativa para este cenário, proporcionando um ambiente lúdico e divertido para o aprendizado. Este artigo, portanto, apresenta o jogo educacional intitulado "The Island: Calculated defense", cujo objetivo é possibilitar o exercício de operações básicas de matemática (adição e subtração) e o desenvolvimento do Pensamento Computacional. O jogo, de gênero Tower Defense, tem como público-alvo estudantes do 3º ano do ensino fundamental.
Palavras-chave: Matemática, ensino fundamental, jogos educacionais, Pensamento Computacional

Referências

David P Ausubel. 1977. The facilitation of meaningful verbal learning in theclassroom. Educational psychologist 12, 2, 162–178

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (2021). Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB): Resultados preliminares 2021. Brasília. QEDU. (s.d.). Qedu. https://qedu.org.br/

Jean Piaget. 2003. The psychology of intelligence. Routledge

Pires, F. G. D. S. (2021). Thinkted lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Publicado
06/11/2023
BRILHANTE, Marcelo; VENÂNCIO, Cássia; MACENA, Jeniffer; HONDA, Fabrizio; DUARTE, José Carlos; PESSOA, Marcela; PIRES, Fernanda. The Island: Calculated Defense - Praticando Operações de Adição e Subtração. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 161-164. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.233270.