The Island: Calculated Defense - Praticando Operações de Adição e Subtração

  • Marcelo Brilhante UEA
  • Cássia Venâncio UEA
  • Jeniffer Macena UEA / UFAM
  • Fabrizio Honda UEA / UFAM
  • José Carlos Duarte UEA / UFAM
  • Marcela Pessoa UEA
  • Fernanda Pires UEA

Resumo


Em relação à aprendizagem de matemática no Brasil, dados do último Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) apontaram que uma parcela de estudantes do ensino fundamental não alcançou os resultados esperados. O uso de jogos educacionais pode ser uma alternativa para este cenário, proporcionando um ambiente lúdico e divertido para o aprendizado. Este artigo, portanto, apresenta o jogo educacional intitulado "The Island: Calculated defense", cujo objetivo é possibilitar o exercício de operações básicas de matemática (adição e subtração) e o desenvolvimento do Pensamento Computacional. O jogo, de gênero Tower Defense, tem como público-alvo estudantes do 3º ano do ensino fundamental.
Palavras-chave: Matemática, ensino fundamental, jogos educacionais, Pensamento Computacional

Referências

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Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (2021). Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB): Resultados preliminares 2021. Brasília. QEDU. (s.d.). Qedu. https://qedu.org.br/

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Pires, F. G. D. S. (2021). Thinkted lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Publicado
06/11/2023
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BRILHANTE, Marcelo; VENÂNCIO, Cássia; MACENA, Jeniffer; HONDA, Fabrizio; DUARTE, José Carlos; PESSOA, Marcela; PIRES, Fernanda. The Island: Calculated Defense - Praticando Operações de Adição e Subtração. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 161-164. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.233270.