Hello Food: um jogo para exercitar conceitos de programação e Pensamento Computacional
Resumo
Este trabalho apresenta o jogo "Hello Food", uma proposta lúdica que visa desenvolver o Pensamento Computacional por meio de um game design centrado na resolução de problemas no cenário de um restaurante. O jogo é voltado para iniciantes na área da computação, proporcionando uma abordagem dinâmica para explorar conceitos introdutórios de programação como vetores, estruturas condicionais e repetição. As estratégias educacionais para conectar a mecânica do jogo aos conceitos fundamentais baseiam-se em teorias como a Teoria da Carga Cognitiva e a Aprendizagem por Descoberta. "Hello Food" é categorizado como um jogo do gênero Puzzle e Simulação, desenvolvido para dispositivos móveis Android.
Palavras-chave:
game design, vetores, estruturas condicionais, estrutura de repetição, dinâmica, mecânica
Referências
Lugo, M. J. R., Olabe, X. B., & Niño, N. M. (2018). “Evolution”: Design and Implementation of Digital Educational Material to Strengthen Computational Thinking Skills. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias Del Aprendizaje, 13(1), 37-45.
Macena, J., Pires, F., Pessoa, M., & Melo, R. (2022). Hello Food: um jogo para praticar conceitos de algoritmos para iniciantes na computação. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, (pp. 1066-1075). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/sbgames_estendido.2022.226172
Robins, A. V. (2019). 12 novice programmers and introductory programming. The Cambridge handbook of computing education research, 327.
Pires, F. G. D. S. (2021). Thinkted lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior.
Sweller, J. (2011). Cognitive load theory. In Psychology of learning and motivation (Vol. 55, pp. 37-76). Academic Press.
Marques, R. (2002). A pedagogia de Jerome Bruner. Consultado em [link]. acedido em, 20.
Silva, D., Pires, F., Melo, R., & Pessoa, M. (2022, October). GLBoard: um sistema para auxiliar na captura e análise de dados em jogos educacionais. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (pp. 959-968). SBC.
Macena, J., Pires, F., Pessoa, M., & Melo, R. (2022). Hello Food: um jogo para praticar conceitos de algoritmos para iniciantes na computação. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, (pp. 1066-1075). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/sbgames_estendido.2022.226172
Robins, A. V. (2019). 12 novice programmers and introductory programming. The Cambridge handbook of computing education research, 327.
Pires, F. G. D. S. (2021). Thinkted lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior.
Sweller, J. (2011). Cognitive load theory. In Psychology of learning and motivation (Vol. 55, pp. 37-76). Academic Press.
Marques, R. (2002). A pedagogia de Jerome Bruner. Consultado em [link]. acedido em, 20.
Silva, D., Pires, F., Melo, R., & Pessoa, M. (2022, October). GLBoard: um sistema para auxiliar na captura e análise de dados em jogos educacionais. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (pp. 959-968). SBC.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
MACENA, Jeniffer; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela.
Hello Food: um jogo para exercitar conceitos de programação e Pensamento Computacional. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 173-176.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.233418.