LOGICUBE: Um Artefato de Interação Tangível para Ensino de Pensamento Computacional para Crianças
Resumo
Este artigo descreve o LOGICUBE, um artefato de interação tangível, para ensino de Pensamento Computacional para crianças de 5-6 anos de idade. O intuito é ajudá-las a desenvolver habilidades de resolução de problemas por meio de materiais concretos, visto que as experiências com objetos físicos são importantes para o desenvolvimento das estruturas cognitivas da criança.
Palavras-chave:
Pensamento computacional, Educação infantil e Resolução de problemas
Referências
Computer Engineering for Babies. 2021. Disponível em: https://computerengineeringforbabies.com/. Acessado em junho de 2023.
Piaget, Jean. A Vida e o Pensamento do Ponto de Vista da Psicologia Experimental e da Epistemologia Genética. In: Piaget. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1972.
Pellegrino, J. W.; Hilton, M. L. (Ed.). National Research Council. Education for life and work: developing transferable knowledge and skills in the 21st century. Washington, DC: The National Academies Press, 2012.
Primo Toys. 2013. Disponível em: https://www.primotoys.com/. Acessado em junho de 2023.
Santos, C. P., Volz, R., & da Silva, D. (2019, November). Explorando a Tangibilidade como Estímulo ao Desenvolvimento do Pensamento Computacional. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (pp. 39-48). SBC.
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Pellegrino, J. W.; Hilton, M. L. (Ed.). National Research Council. Education for life and work: developing transferable knowledge and skills in the 21st century. Washington, DC: The National Academies Press, 2012.
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Santos, C. P., Volz, R., & da Silva, D. (2019, November). Explorando a Tangibilidade como Estímulo ao Desenvolvimento do Pensamento Computacional. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (pp. 39-48). SBC.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
LUSTOSA, Sara Carvalho Coelho; ROCHA, Hugo Alcantara da; SUZUKI, Arthur Jatobá Lobo; SILVA, Tatyane S. C. da; SIMÕES, Erick; SILVA, Diogo F. S. Lacerda da; FORESTI, Henrique.
LOGICUBE: Um Artefato de Interação Tangível para Ensino de Pensamento Computacional para Crianças. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 177-180.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.233737.