Pensar e Vestir: Desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio de um Jogo Digital Educacional
Resumo
O Pensamento Computacional (PC) pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas e pode ser abordado em jogos digitais educacionais (JDE), mas adequações são necessárias para que tais jogos possam ser utilizados por estudantes com Deficiência Intelectual. Com base nesse cenário, apresentou-se a criação de um JDE intitulado Pensar e Vestir, que trabalha com os quatro pilares de PC ao tratar do processo de escolha de roupas e o ato de vesti-las. Contou-se com a participação de um grupo multidisciplinar e foi seguido a metodologia de Design Simples. Como resultado, este JDE possui duas fases e oito situações cada. Além disso, o jogo também foi avaliado por estudantes e pelo público-alvo.
Palavras-chave:
pensamento computacional, jogos digitais educacionais, deficiência intelectual
Referências
BRACKMANN, Christian Puhlmann. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. Tese (Doutorado) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS, Porto Alegre, 2017.
DUTRA, Taynara Cerigueli. Jogo Digital Educacional para Desenvolvimento do Pensamento Computacional Para Crianças Neurotípicas e com Deficiência Intelectual. Dissertação (Mestrado) — Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2022.
GEREMIAS, Matheus Soppa. Pensar e vestir: desenvolvimento do pensamento computacional em crianças neurotípicas e com deficiência intelectual por meio de um jogo digital educacional. 2022. 1 recurso on-line (86 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade do Estado de Santa Catarina, Curso de Ciência da Computação, Joinville, 2022.
SHARP, Helen; ROGERS, Yvone; PREECE, Jennifer. Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction. [S.l.]: John Wiley Sons, 2019.
DUTRA, Taynara Cerigueli. Jogo Digital Educacional para Desenvolvimento do Pensamento Computacional Para Crianças Neurotípicas e com Deficiência Intelectual. Dissertação (Mestrado) — Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2022.
GEREMIAS, Matheus Soppa. Pensar e vestir: desenvolvimento do pensamento computacional em crianças neurotípicas e com deficiência intelectual por meio de um jogo digital educacional. 2022. 1 recurso on-line (86 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade do Estado de Santa Catarina, Curso de Ciência da Computação, Joinville, 2022.
SHARP, Helen; ROGERS, Yvone; PREECE, Jennifer. Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction. [S.l.]: John Wiley Sons, 2019.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
GEREMIAS, Matheus Soppa; DUTRA, Taynara Cerigueli; MASCHIO, Eleandro; GASPARINI, Isabela.
Pensar e Vestir: Desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio de um Jogo Digital Educacional. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 185-188.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.234294.