Mestre dos Sucos: mix de frações - Um Recurso Educacional Digital gamificado para desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais

  • Juscileide Braga de Castro UFC
  • Gabriel Marques do Nascimento UFC
  • Márcia Duarte Medeiros Unichristus
  • Maria de Fátima Costa de Souza UFC
  • José Aires de Castro Filho UFC

Resumo


Mestre dos Sucos: mix de frações é um Recurso Educacional Digital (RED) para o 5 º ano do ensino fundamental que visa apoiar o desenvolvimento de conceitos matemáticos e de habilidades socioemocionais. O RED desafia o estudante a servir variados tipos de sucos. Ao preparar os sucos, o estudante se depara com situações de fração envolvendo os significados de parte-todo e de medida e situações envolvendo o pensamento algébrico, de forma mais específica, o pensamento proporcional. Ao mesmo tempo, as habilidades socioemocionais são exploradas através da satisfação ou insatisfação do cliente por meio de sinais faciais associados aos emoticons.

Palavras-chave: Recursos Educacionais Digitais, Fração, Parte-todo, Medida, Pensamento Algébrico, Pensamento Proporcional, Habilidades Socioemocionais

Referências

Brasil (2018) “Base Nacional Comum Curricular”. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, Brasília, DF: SEB.

Blanton, M.; Kaput, J. (2008). Building disctrict capacity for teacher development in algebraic reasoning. In J. Kaput, D. Carraher, M. Blanton (Eds.), Algebra in the Early Grades (p. 133–160). New York: Lawrence Erlbaum Associates

Ekman, P. (2011). A linguagem das emoções: Revolucione sua comunicação e seus relacionamentos reconhecendo todas as expressões das pessoas ao redor. São Paulo: Lua de Papel.
Publicado
06/11/2023
CASTRO, Juscileide Braga de; NASCIMENTO, Gabriel Marques do; MEDEIROS, Márcia Duarte; SOUZA, Maria de Fátima Costa de; CASTRO FILHO, José Aires de. Mestre dos Sucos: mix de frações - Um Recurso Educacional Digital gamificado para desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 201-204. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.234863.