O uso das tecnologias digitais para o desenvolvimento do raciocínio geográfico

  • Kelly Cristina Onofri UDESC
  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins UDESC

Resumo


A presente pesquisa tem como proposta identificar as potencialidades que o uso das tecnologias digitais pode proporcionar para o desenvolvimento do raciocínio geográfico, no âmbito da Geografia escolar. Para isso, este estudo está dividido em duas etapas. Na primeira etapa, desenvolvemos a revisão de literatura, elaboramos o referencial teórico com base na organização da Geografia escolar; entendemos quais são os aspectos que compreendem o desenvolvimento do raciocínio geográfico; e, identificamos alguns recursos digitais que são utilizados no processo de ensino-aprendizagem. A segunda etapa envolve a pesquisa de campo, na qual será realizada por meio de uma pesquisa-ação.

Referências

Algarve, F. L. (2021). Formação inicial de professores do curso normal e recursos educacionais abertos: possibilidades e desafios para a prática profissional. Dissertação de mestrado, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria/RS, Brasil.

Andrade, B. R. D. (2019). O potencial didático-pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação e a formação de professores de geografia para o seu efetivo uso na educação básica. Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, Brasil.

Castellar, S. V., Garrido, M., & De Paula, I. R. (2022). O Pensamento espacial e raciocínio geográfico: Considerações teórico-metodológicas a partir da experiência brasileira. Revista de Geografía Norte Grande, (81), 429-456.

Fonseca, R. L. (2019). O Estado da Arte das Pesquisas em Ensino de Geografia Publicadas em Periódicos Nacionais: perspectivas e tendências. Caderno de Geografia, 29(59), 1201-1232.

Jackson, P. (2006). Thinking Geographically. Geography, 91(3), 199-204. Acesso em 20 de dezembro de 2022 de https://doi.org/10.1080/00167487.2006.12094167

Jesus, J. A. (2019). Mapas online e geotecnologias: fundamentos teóricos de/para uma cartografia geográfica (em movimento). Tese de doutorado, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, Brasil.

Sakamoto, S. M. M. (2020). Objetos digitais para o ensino de Geografia: contribuições para o desenvolvimento da consciência socioambiental. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências. Bauru/SP, Brasil.

Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, M. D. P. B. (2013). Metodologia de Pesquisa (5ª ed.). Porto Alegre: Penso.

Silva, N. P. (2020). A “força do lugar” para o ensino-aprendizagem da Geografia. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo. São Paulo, Brasil.

Thiollent, M. (2022). Metodologia da pesquisa-ação (2ª. ed.). São Paulo: Cortez.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
ONOFRI, Kelly Cristina; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. O uso das tecnologias digitais para o desenvolvimento do raciocínio geográfico. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 205-210. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.233634.