Uma Proposta para Modelagem de Ecossistemas Educacionais a partir de Experiências de Aprendizagem ao Longo da Vida
Resumo
A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem está se tornando cada vez mais comum entre educadores, gestores, famílias e alunos a partir da tendência da cultura digital. Os ecossistemas educacionais desenvolvem-se como resultado da utilização desses ambientes, evoluindo para um novo paradigma baseado na aprendizagem ao longo da vida, em espaços informais e não formais, de forma híbrida, presencial e não presencial, utilizando múltiplas tecnologias, incluindo celulares, ambientes imersivos, realidade aumentada e internet das coisas. Durante esse processo, as reações emocionais e cognitivas determinam se essas experiências são positivas ou desfavoráveis em relação às habilidades e competências. O objetivo deste estudo é propor um modelo de experiências de aprendizagem ao longo da vida que pode ser usado para orientar ecossistemas educacionais, com atividades didaticamente embasadas.Referências
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Bronfenbrenner, U. (2005). Making human beings human: Bioecological perspectives on human development. Sage.
Ficheman, I. K. (2008). Ecossistemas digitais de aprendizagem: autoria, colaboração, imersão e mobilidade. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo.
Jackson, N. (2019). Exploring learning ecologies. 2nd ed. Chalk Mountain.
Kolb, D. A. (2014). Experiential learning: Experience as the source of learning and development. FT press.
Peffers, K., Tuunanen, T., Rothenberger, M. A. and Chatterjee, S. (2007). A design science research methodology for information systems research. Journal of management information systems, 24(3), p. 45-77.
Silveira, P. N., Cury, D. and de Menezes, C. (2019). Superando fronteiras da educação com ecossistemas de aprendizagem. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
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Silveira, P. N., Cury, D. and de Menezes, C. (2019). Superando fronteiras da educação com ecossistemas de aprendizagem. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
BELTRAME, Walber A. R.; TAMARIZ, Annabell D.R..
Uma Proposta para Modelagem de Ecossistemas Educacionais a partir de Experiências de Aprendizagem ao Longo da Vida. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 211-216.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.233704.