Uma Proposta para Modelagem de Ecossistemas Educacionais a partir de Experiências de Aprendizagem ao Longo da Vida

  • Walber A. R. Beltrame IFES / UENF
  • Annabell D.R. Tamariz UENF

Resumo


A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem está se tornando cada vez mais comum entre educadores, gestores, famílias e alunos a partir da tendência da cultura digital. Os ecossistemas educacionais desenvolvem-se como resultado da utilização desses ambientes, evoluindo para um novo paradigma baseado na aprendizagem ao longo da vida, em espaços informais e não formais, de forma híbrida, presencial e não presencial, utilizando múltiplas tecnologias, incluindo celulares, ambientes imersivos, realidade aumentada e internet das coisas. Durante esse processo, as reações emocionais e cognitivas determinam se essas experiências são positivas ou desfavoráveis em relação às habilidades e competências. O objetivo deste estudo é propor um modelo de experiências de aprendizagem ao longo da vida que pode ser usado para orientar ecossistemas educacionais, com atividades didaticamente embasadas.

Referências

Ausubel, D. P. (2012). The acquisition and retention of knowledge: A cognitive view. Springer Science & Business Media.

Bronfenbrenner, U. (2005). Making human beings human: Bioecological perspectives on human development. Sage.

Ficheman, I. K. (2008). Ecossistemas digitais de aprendizagem: autoria, colaboração, imersão e mobilidade. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo.

Jackson, N. (2019). Exploring learning ecologies. 2nd ed. Chalk Mountain.

Kolb, D. A. (2014). Experiential learning: Experience as the source of learning and development. FT press.

Peffers, K., Tuunanen, T., Rothenberger, M. A. and Chatterjee, S. (2007). A design science research methodology for information systems research. Journal of management information systems, 24(3), p. 45-77.

Silveira, P. N., Cury, D. and de Menezes, C. (2019). Superando fronteiras da educação com ecossistemas de aprendizagem. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
BELTRAME, Walber A. R.; TAMARIZ, Annabell D.R.. Uma Proposta para Modelagem de Ecossistemas Educacionais a partir de Experiências de Aprendizagem ao Longo da Vida. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 211-216. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.233704.