Aprendizagem colaborativa auxiliada por computador e inclusão digital: Um método aplicado na educação profissional de jovens e adultos na modalidade EJA (Proeja)

  • Flávio L. Da Silva USP
  • Anarosa Alves F. Brandão USP

Resumo


Com a cultura digital em ascensão na sociedade, a Educação precisa acompanhar essa evolução, integrando tecnologias no ensino e na aprendizagem. Todos os envolvidos devem dominar essas tecnologias para garantir a efetividade educacional. O presente projeto de doutorado tem como propósito central fomentar a inclusão digital de estudantes com necessidades educacionais especiais, alunos do Proeja, por meio da implementação de abordagens colaborativas e da interação humano-computador. Para tanto, será conduzida uma pesquisa exploratória envolvendo docentes e discentes, com o intuito de avaliar o desempenho de um método previamente estabelecido na literatura e propor eventuais ajustes ou, até mesmo, a concepção de um novo método voltado à inclusão digital dessa população.

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Publicado
06/11/2023
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SILVA, Flávio L. Da; BRANDÃO, Anarosa Alves F.. Aprendizagem colaborativa auxiliada por computador e inclusão digital: Um método aplicado na educação profissional de jovens e adultos na modalidade EJA (Proeja). In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 217-222. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.234240.