Uma proposta de melhoria dos Processos de Ensino Aprendizagem para Laboratórios Remotos

  • Javier Solis-Lastra USP
  • Bruno Albertini USP
  • Anarosa Brandão USP

Resumo


Os laboratórios são essenciais para o ensino de engenharia, sendo os Laboratórios Remotos um apoio no Processo de Ensino-Aprendizagem, permitindo acesso aos equipamentos de maneira remota. Uma revisão sistemática da literatura mostrou que existe um impacto positivo nos uso de laboratórios remotos, baseada na percepção dos alunos e professores, e nas notas dos alunos em alguns casos. No entanto, não foi possível encontrar evidências de adaptação das experiências ou métodos de ensino-aprendizagem presenciais para Laboratórios Remotos. Neste trabalho, pretendemos propor uma maneira de implementar Laboratórios Remotos que permite melhorar as competências em engenharia de acordo com o tipo do laboratório, usando teorias de aprendizagem e técnicas de Learning Analytics.

Referências

Abanto, D., Carazas, V., Solis-Lastra, J., and Aramburu, C. (2022). Implementation of a web-based interface for remote access to a fpga board. In 2022 IEEE Engineering International Research Conference (EIRCON), pages 1–4.

Alkhaldi, T., Pranata, I., and Athauda, R. I. (2016). A review of contemporary virtual and remote laboratory implementations: observations and findings. In Journal of Computers in Education, volume 3, page 329–351.

Botelho, W. T., Marietto, M. D. G. B., Ferreira, J. C. D. M., and Pimentel, E. P. (2016). Kolb’s experiential learning theory and belhot’s learning cycle guiding the use of computer simulation in engineering education: A pedagogical proposal to shift toward an experiential pedagogy. Computer Applications in Engineering Education, 24(1):79 – 88. Cited by: 26.

Heradio, R., de la Torre, L., and Dormido, S. (2016). Virtual and remote labs in control education: A survey. Annual Reviews in Control, 42:1–10.

Hernández-de Menéndez, M., Vallejo Guevara, A., and Morales-Menendez, R. (2019). Virtual reality laboratories: a review of experiences. In International Journal on Interactive Design and Manufacturing (IJIDeM), volume 3, pages 1955–2505.

IEEEstd (2019). Ieee standard for networked smart learning objects for online laboratories. IEEE Std 1876-2019, pages 1–57.

Mio, J. M., Espinoza, D. C., and Solis-Lastra, J. (2021). Implementation of remote access to a radiofrequency laboratory: A case of study. In 2021 IEEE Engineering International Research Conference (EIRCON), pages 1–4.

Ramos, J. A. G., Albertini, B., and Solis-Lastra, J. (2022). A systematic literature review on laboratory as a service (laas). In 2022 IEEE XXIX International Conference on Electronics, Electrical Engineering and Computing (INTERCON), pages 1–4.

Solis-Lastra, J. and Albertini, B. (2021). A light systematic literature review on remote laboratories for engineering. In 2021 IEEE Sciences and Humanities International Research Conference (SHIRCON), pages 1–4.

Solis-Lastra, J., Brandão, A. A. F., and de Carvalho Albertini, B. (2023). Teaching-learning process proposal for remote laboratories. In 2023 IEEE World Engineering Education Conference (EDUNINE), pages 1–6.

Tho, S. W., Yeung, Y. Y., Wei, R., Chan, K. W., and So, W. W.-m. (2017). A systematic review of remote laboratory work in science education with the support of visualizing its structure through the histcite and citespace software. In International Journal of Science and Mathematics Education, volume 15, page 1217–1236.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SOLIS-LASTRA, Javier; ALBERTINI, Bruno; BRANDÃO, Anarosa. Uma proposta de melhoria dos Processos de Ensino Aprendizagem para Laboratórios Remotos. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 235-240. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2023.234793.