CiberTRIBOrgue: experiências ciborgues apoiando a educação musical

Resumo


Nesta pesquisa, um artefato computacional baseado em Internet das Coisas foi projetado e construído para apoiar a educação musical, o CiberTRIBOrgue. A abordagem epistêmico-metodológica desta pesquisa é a Design Science Research bricolada com a Pesquisa Formação. Foi investigado empiricamente o uso do artefato por 22 estudantes do 6º ano em uma escola particular do Rio de Janeiro. A partir da interpretação dos dados produzidos, foram obtidas três noções subsunçoras, que são teorizações sobre os achados: experiências ciborgues transientes individuais e coletivas; reconfiguração das relações corporais dos sujeitos aprendentes com os instrumentos sonoros digitais da cibercultura; e o conceito de Professor-Pesquisador-Designer-Maker.

Palavras-chave: CiberTRIBOrgue, ciborgues, Internet das Coisas, computação ubíqua, objetos inteligentes, Design Science Research, Pesquisa Formação, Educação Musical, cibercultura

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Publicado
04/11/2024
SANTOS, Thiago Marcondes; PIMENTEL, Mariano; SANTOS, Edméa Oliveira dos; FILIPPO, Denise. CiberTRIBOrgue: experiências ciborgues apoiando a educação musical. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - TESES DE DOUTORADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 3-14. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.243433.