Alfaba: Desenvolvimento de uma Ferramenta Multissensorial com Interface Tangível para o Suporte à Alfabetização de Crianças com Dislexia

Resumo


Este trabalho detalha o desenvolvimento do Alfaba, uma ferramenta multissensorial com interface tangível para apoiar a alfabetização de crianças com dislexia. Com base em pesquisas pedagógicas e neurocientíficas, o Alfaba foi validado por meio de grupos focais e testes de usabilidade individual. Os grupos focais forneceram percepções gerais de educadores e crianças em ambientes educacionais, enquanto os testes individuais permitiram uma análise detalhada da interação das crianças com o dispositivo. As melhorias implementadas visam aprimorar a interface, usabilidade e experiência educacional. O Alfaba se destaca como uma ferramenta inclusiva, com potencial para ser integrada em diferentes contextos educacionais e beneficiar diversos usuários.
Palavras-chave: Alfabetização, dislexia, ferramenta multissensorial, interface tangível, tecnologia educacional

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Publicado
04/11/2024
JURGINA, Laura Quevedo; AGUIAR, Marilton Sanchotene de; THOMPSEN PRIMO, Tiago. Alfaba: Desenvolvimento de uma Ferramenta Multissensorial com Interface Tangível para o Suporte à Alfabetização de Crianças com Dislexia. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - DISSERTAÇÕES DE MESTRADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 46-57. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.243431.