GeDAI: Um Sistema para Criar Desafios de Programação de Jogos Digitais para Promover o Pensamento Computacional

Resumo


Desenvolver atividades educacionais voltadas para resolução de problemas de programação do Pensamento Computacional (PC) pode ser desafiador, dada a carga cognitiva envolvida nestes processos. Neste contexto, este artigo apresenta um sistema on-line cujo o principal diferencial é permitir que professores possam gerar desafios do PC, voltados para programação de minigames, calibrando de forma fácil o componente de raciocínio envolvido na solução destes problemas. Neste sentido, os estudantes podem acessar os desafios por meio de uma interface gráfica que disponibiliza, por meio de elementos visuais, informações parciais para sua solução, como blocos de comando de programação e suas possíveis disposições dentro do algoritmo.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Desenvolvimento de Games, Aprendizagem Baseada em Problemas, Carga Cognitiva

Referências

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Publicado
04/11/2024
JESUS, Ângelo Magno de; SILVEIRA, Ismar Frango. GeDAI: Um Sistema para Criar Desafios de Programação de Jogos Digitais para Promover o Pensamento Computacional. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 139-142. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.243572.