Design Centrado no Humano para IA na Educação no Brasil

Resumo


Este projeto de pesquisa de mestrado investiga a percepção de professores, alunos e a comunidade escolar sobre como a Inteligência Artificial (IA) pode ser usada para melhorar a qualidade, os métodos e a experiência do ensino no Brasil. Para isso, serão realizadas entrevistas semiestruturadas para coletar dados qualitativos, analisados tematicamente. Como parte da investigação, serão desenvolvidos protótipos utilizando design socialmente consciente e co-design, permitindo que as partes interessadas reflitam sobre o tema. Espera-se construir um conhecimento compartilhado sobre como a IA pode ser apropriada pela comunidade de ensino de forma socialmente consciente, promovendo maior literacia em IA e informando políticas educacionais.
Palavras-chave: Inteligência Artificial na Educação, Design Centrado no Humano, Co-design, Literacia em IA, Inteligência Artificial Centrada no Humano, Design Socialmente Conciente,

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Publicado
04/11/2024
GUARISE, Lucas; DUARTE, Emanuel Felipe. Design Centrado no Humano para IA na Educação no Brasil. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 308-313. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.243514.