Math Mission: um jogo sério em realidade virtual para ensino e aprendizagem de frações para alunos com TDAH
Resumo
O ensino e a aprendizagem de matemática é um grande desafio para professores e alunos. Estas atividades tornam-se ainda mais desafiadoras para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, devido suas dificuldades de atenção e foco. Metodologias tradicionais mostram-se limitadas na superação destas dificuldades. O presente jogo mostra-se como uma alternativa metodológica para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de frações para o 6º e 7º anos do ensino fundamental. Baseia-se na teoria das representações semióticas, teoria das cores e outras recomendações para jogos para alunos com TDAH, trabalhando as competências descritas da Base Nacional Comum Curricular para este conteúdo nestas séries. O jogo é realizado em uma casa virtual na plataforma Android com CardBoard onde o aluno interage com objetos nos cômodos e cumpre missões, aprendendo os conceitos e procedimentos sobre frações.
Palavras-chave:
Jogos Sérios, Matemática, Frações, TDAH
Publicado
24/11/2025
Como Citar
ALVES JÚNIOR, Fernando; FÜLBER, Heleno; MERLIN, Bruno.
Math Mission: um jogo sério em realidade virtual para ensino e aprendizagem de frações para alunos com TDAH. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 14. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 172-175.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2025.13377.
