Math Mission: um jogo sério em realidade virtual para ensino e aprendizagem de frações para alunos com TDAH

  • Fernando Alves Júnior UFPA
  • Heleno Fülber UFPA
  • Bruno Merlin UFPA

Resumo


O ensino e a aprendizagem de matemática é um grande desafio para professores e alunos. Estas atividades tornam-se ainda mais desafiadoras para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, devido suas dificuldades de atenção e foco. Metodologias tradicionais mostram-se limitadas na superação destas dificuldades. O presente jogo mostra-se como uma alternativa metodológica para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de frações para o 6º e 7º anos do ensino fundamental. Baseia-se na teoria das representações semióticas, teoria das cores e outras recomendações para jogos para alunos com TDAH, trabalhando as competências descritas da Base Nacional Comum Curricular para este conteúdo nestas séries. O jogo é realizado em uma casa virtual na plataforma Android com CardBoard onde o aluno interage com objetos nos cômodos e cumpre missões, aprendendo os conceitos e procedimentos sobre frações.
Palavras-chave: Jogos Sérios, Matemática, Frações, TDAH
Publicado
24/11/2025
ALVES JÚNIOR, Fernando; FÜLBER, Heleno; MERLIN, Bruno. Math Mission: um jogo sério em realidade virtual para ensino e aprendizagem de frações para alunos com TDAH. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 14. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 172-175. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2025.13377.