Helper in Olympics: Aplicativo móvel para incentivar e ajudar estudantes a participarem de olimpíadas científicas

  • Isabela C. Sevalho UEA
  • Muskaan Ramchandani UFAM
  • Noemi Vitória G. dos Santos UEA

Resumo


Este artigo apresenta o Helper in Olympics (HIO), um sistema em forma de aplicativo móvel voltado para alunos do ensino médio e graduação interessados em olimpíadas científicas nacionais. O objetivo é fornecer uma plataforma acessível com materiais de estudo, como vídeos, textos, provas anteriores, questionários e flashcards. A metodologia inclui o desenvolvimento de funcionalidades interativas e um ranking semanal para estimular o engajamento e a competitividade saudável. Como resultados esperados, o projeto visa aumentar a participação estudantil nessas competições, promover o auto aprendizado e ampliar o alcance do ensino por meio da tecnologia.

Palavras-chave: Olimpíadas de conhecimento, aplicativo móvel, Projeto Integrador, Auto-aprendizagem

Referências

ABREU, W. V. et al. Olimpíadas científicas: Análise dos projetos apoiados por editais do CNPq (2005-2015). Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v. 39, n. 1, p. 59-82. abr. 2022.

ALMEIDA, A. C. DE . et al.. Políticas educacionais: um estudo bibliométrico sobre o papel das olimpíadas científicas sob uma análise multinível . Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. e270021, 2022.

ROCHA, Thiago Oliveira et al.. As olimpíadas científicas no desenvolvimento da educação brasileira. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016.
Publicado
24/11/2025
SEVALHO, Isabela C.; RAMCHANDANI, Muskaan; SANTOS, Noemi Vitória G. dos. Helper in Olympics: Aplicativo móvel para incentivar e ajudar estudantes a participarem de olimpíadas científicas. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 14. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 176-179. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2025.13393.