Gamificação e Ensino de Robótica no Desenvolvimento Web de Percurso: A História da Robótica

  • Pedro G. Passos UERN

Resumo


O jogo Percurso: A História da Robótica é uma proposta educativa interativa voltada para estudantes do Ensino Fundamental, com o objetivo de apresentar, por meio de uma linha do tempo, a trajetória da robótica desde a Grécia Antiga até projeções futuras. Desenvolvido com base na BNCC, o jogo contempla competências gerais como o pensamento científico, a cultura digital e a valorização da ciência e da tecnologia, promovendo o aprendizado de forma lúdica e significativa, sua construção técnica utiliza a biblioteca jQuery, que oferece uma sintaxe simplificada, ampla compatibilidade entre navegadores e facilita a manipulação de elementos dinâmicos na interface. A comunidade ativa do jQuery permanece relevante no ecossistema do desenvolvimento web,tendo contribuído para a popularização de boas práticas de manipulação de desenvolviemto e servindo de inspiração para soluções mais avançadas presentes em frameworks modernos. A estrutura do jogo favorece a acessibilidade, o engajamento e o aprendizado autˆonomo, proporcionando uma experiência interativa que reforça conteúdos curriculares. Ao explorar momentos históricos e avanços tecnológicos por meio de fases temáticas, o jogo contribui para despertar o interesse pela robótica e pelas ciências desde os anos iniciais da formação escolar.

Referências

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NOAH, Juliano. Robótica educacional e suas contribuições para a formação escolar. São Paulo: Cortez, 2022.
Publicado
24/11/2025
PASSOS, Pedro G.. Gamificação e Ensino de Robótica no Desenvolvimento Web de Percurso: A História da Robótica. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 14. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 196-199. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2025.13555.