Gamificação e Ensino de Robótica no Desenvolvimento Web de Percurso: A História da Robótica
Resumo
O jogo Percurso: A História da Robótica é uma proposta educativa interativa voltada para estudantes do Ensino Fundamental, com o objetivo de apresentar, por meio de uma linha do tempo, a trajetória da robótica desde a Grécia Antiga até projeções futuras. Desenvolvido com base na BNCC, o jogo contempla competências gerais como o pensamento científico, a cultura digital e a valorização da ciência e da tecnologia, promovendo o aprendizado de forma lúdica e significativa, sua construção técnica utiliza a biblioteca jQuery, que oferece uma sintaxe simplificada, ampla compatibilidade entre navegadores e facilita a manipulação de elementos dinâmicos na interface. A comunidade ativa do jQuery permanece relevante no ecossistema do desenvolvimento web,tendo contribuído para a popularização de boas práticas de manipulação de desenvolviemto e servindo de inspiração para soluções mais avançadas presentes em frameworks modernos. A estrutura do jogo favorece a acessibilidade, o engajamento e o aprendizado autˆonomo, proporcionando uma experiência interativa que reforça conteúdos curriculares. Ao explorar momentos históricos e avanços tecnológicos por meio de fases temáticas, o jogo contribui para despertar o interesse pela robótica e pelas ciências desde os anos iniciais da formação escolar.Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 jun. 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 70. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
PEREIRA, L. S. et al. A aprendizagem baseada em jogos digitais: contribuições para o ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Tecnológica, v. 16, n. 2, p. 34–45, 2023.
CHAFFER, Jonathan; SWEDBERG, Karl. Learning jQuery. 5. ed. Birmingham: Packt Publishing, 2016.
NOAH, Juliano. Robótica educacional e suas contribuições para a formação escolar. São Paulo: Cortez, 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 70. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
PEREIRA, L. S. et al. A aprendizagem baseada em jogos digitais: contribuições para o ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Tecnológica, v. 16, n. 2, p. 34–45, 2023.
CHAFFER, Jonathan; SWEDBERG, Karl. Learning jQuery. 5. ed. Birmingham: Packt Publishing, 2016.
NOAH, Juliano. Robótica educacional e suas contribuições para a formação escolar. São Paulo: Cortez, 2022.
Publicado
24/11/2025
Como Citar
PASSOS, Pedro G..
Gamificação e Ensino de Robótica no Desenvolvimento Web de Percurso: A História da Robótica. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 14. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 196-199.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2025.13555.
