StudYard: Aprimorando o Engajamento e a Autonomia do Estudante apoiado por IA Generativa
Resumo
O StudYard é um sistema computacional Web apoiado por IA generativa que promove colaboração e autonomia no aprendizado. Estruturado em Yards (comunidades interativas) e Estudos (unidades temáticas), adota abordagens construtivistas e colaborativas. Seu recurso de IA transforma PDFs, vídeos e outros materiais multimodais em atividades avaliativas formativas e ferramentas de estudo, otimizando o trabalho de professores e ampliando o engajamento dos alunos. Voltado ao Ensino Fundamental II, Superior e cursos técnicos, a solução promove letramento digital, autoavaliação e aprendizagem adaptativa.
Referências
Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular. [link]. Acessado em: 29 mai. 2025.
Fossile, D. K. (2010). Construtivismo versus sócio-interacionismo: uma introdução às teorias cognitivas. Revista Alpha, (11):105–117.
Ggaliwango, M., Nakayiza, H., Jjingo, D., and Nakatumba-Nabende, J. (2024). Prompt engineering in large language models. In Jacob, I. J. et al., editors, Data Intelligence and Cognitive Informatics, Algorithms for Intelligent Systems. Springer.
