StudYard: Aprimorando o Engajamento e a Autonomia do Estudante apoiado por IA Generativa

  • Henrique Minetto Duarte Oliveira UNICAMP
  • Gabriel Dias de Oliveira UNICAMP
  • Paula Jeniffer dos Santos Viriato UNICAMP
  • Eryck Pedro da Silva UNICAMP
  • André Gomes Regino CTI Renato Archer
  • Julio Cesar dos Reis UNICAMP

Resumo


O StudYard é um sistema computacional Web apoiado por IA generativa que promove colaboração e autonomia no aprendizado. Estruturado em Yards (comunidades interativas) e Estudos (unidades temáticas), adota abordagens construtivistas e colaborativas. Seu recurso de IA transforma PDFs, vídeos e outros materiais multimodais em atividades avaliativas formativas e ferramentas de estudo, otimizando o trabalho de professores e ampliando o engajamento dos alunos. Voltado ao Ensino Fundamental II, Superior e cursos técnicos, a solução promove letramento digital, autoavaliação e aprendizagem adaptativa.

Referências

Bonwell, C. C. and Eison, J. A. (1991). Active learning: Creating excitement in the classroom. 1991 ASHE-ERIC higher education reports. ERIC.

Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular. [link]. Acessado em: 29 mai. 2025.

Fossile, D. K. (2010). Construtivismo versus sócio-interacionismo: uma introdução às teorias cognitivas. Revista Alpha, (11):105–117.

Ggaliwango, M., Nakayiza, H., Jjingo, D., and Nakatumba-Nabende, J. (2024). Prompt engineering in large language models. In Jacob, I. J. et al., editors, Data Intelligence and Cognitive Informatics, Algorithms for Intelligent Systems. Springer.
Publicado
24/11/2025
OLIVEIRA, Henrique Minetto Duarte; OLIVEIRA, Gabriel Dias de; VIRIATO, Paula Jeniffer dos Santos; SILVA, Eryck Pedro da; REGINO, André Gomes; REIS, Julio Cesar dos. StudYard: Aprimorando o Engajamento e a Autonomia do Estudante apoiado por IA Generativa. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 14. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 212-215. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2025.13702.