Desafios e Potencialidades da Inteligência Artificial na EaD: um panorama na formação docente em cursos de licenciatura no IFTM
Resumo
O avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e da Inteligência Artificial Generativa (IAG) tem transformado a Educação a Distância (EaD), demandando abordagens críticas sobre seu uso pedagógico. Este estudo tem como objetivo analisar os impactos e potenciais da IAG nos cursos de formação inicial na modalidade EaD, buscando superar modelos de caráter estritamente tecnicista. Adota-se uma metodologia qualitativa, com revisão bibliométrica e análise documental, complementadas por uma perspectiva interventiva de pesquisa, que se aproxima da lógica da pesquisa-formação. Espera-se identificar de que maneira a IAG pode contribuir para a mediação pedagógica e para a promoção da autonomia discente em uma perspectiva crítica. Também se propõe o desenvolvimento de um protótipo de assistente virtual de aprendizagem, concebido como produto técnico-tecnológico, cuja validação constitui uma etapa futura do estudo.
Referências
ARETIO, Lorenzo García; CORBELLA, Marta Ruiz; FIGAREDO, Daniel Domínguez. De la educación a distancia a la educación virtual. Barcelona: Editorial Ariel, 2007.
BRASIL. Decreto nº 12.456, de 19 de maio de 2025. Dispõe sobre a oferta de educação a distância por instituições de educação superior em cursos de graduação e altera o Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ed. 93, p. 1, 20 maio 2025. Disponível em: [link]. Acesso em: 11 ago. 2025.
COSTA, Maurício José Morais; FEITOSA FILHO, Jarbas Campelo; JÚNIOR, João Batista Bottentuit. Inteligência artificial, blended learning e educação a distância: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distância. TICs & EaD em Foco, v. 5, n. 1, 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 11 ago. 2024.
FEENBERG, A. Entre a razão e a experiência: ensaios sobre tecnologia e modernidade. Tradução de Eduardo Beira; Cristiano Cruz e Ricardo Neder. Portugal: MIT Press, 2017.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MARCUSE, Herbert. Algumas implicações sociais da tecnologia moderna. In: Tecnologia Guerra e Fascismo. São Paulo: Unesp, 1999. p. 73-104.
MOORE. Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: uma visão integrada. Trad. Roberto Galman. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
MORAN, José Manuel; VALENTE, José Armando. Educação a distância. Summus Editorial, 2015.
NÓVOA, Antônio Sampaio da. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 2009.
VELOSO, Braian; MILL, Daniel. Educação a Distância e Ensino Remoto: oposição pelo vértice. 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 11 ago. 2025.
