Desafios e Potencialidades da Inteligência Artificial na EaD: um panorama na formação docente em cursos de licenciatura no IFTM

  • Ricael Spirandeli Rocha IFTM
  • Paula Teixeira Nakamoto IFTM

Resumo


O avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e da Inteligência Artificial Generativa (IAG) tem transformado a Educação a Distância (EaD), demandando abordagens críticas sobre seu uso pedagógico. Este estudo tem como objetivo analisar os impactos e potenciais da IAG nos cursos de formação inicial na modalidade EaD, buscando superar modelos de caráter estritamente tecnicista. Adota-se uma metodologia qualitativa, com revisão bibliométrica e análise documental, complementadas por uma perspectiva interventiva de pesquisa, que se aproxima da lógica da pesquisa-formação. Espera-se identificar de que maneira a IAG pode contribuir para a mediação pedagógica e para a promoção da autonomia discente em uma perspectiva crítica. Também se propõe o desenvolvimento de um protótipo de assistente virtual de aprendizagem, concebido como produto técnico-tecnológico, cuja validação constitui uma etapa futura do estudo.

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Publicado
24/11/2025
ROCHA, Ricael Spirandeli; NAKAMOTO, Paula Teixeira. Desafios e Potencialidades da Inteligência Artificial na EaD: um panorama na formação docente em cursos de licenciatura no IFTM. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 14. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 327-333. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2025.16229.