O Organizar de Práticas Cooperativas no Contexto de um Ambiente de Estágio em Desenvolvimento de Software
Resumo
As soft skills não são triviais de serem ensinadas, embora sejam preponderantes de serem aprimoradas durante a formação acadêmica de engenheiros de software. Compreender como tais habilidades são percebidas e exercidas durante o estágio supervisionado demonstra-se salutar, tendo em vista a oportunidade de lapidação formativa dos discentes. Sob a lente da Teoria das Práticas, esta pesquisa investiga como ocorre o organizar de soft skills enquanto feixe de práticas cooperativas no ambiente de estágio da Universidade Federal do Ceará (Campus de Crateús). Dentre as contribuições, destacam-se i) a proposição de um modelo conceitual para investigação das práticas cooperativas; ii) contraste analítico entre feitos e ditos; iii) reflexão empírica aos alunos sobre o papel das soft skills e iv) diagnóstico dos aprendizados obtidos.
Referências
Miranda, A., Araújo, A. A., Coutinho, E., and Souza, J. (2020). O organizar de práticas cooperativas no contexto de um ambiente de estágio em desenvolvimento de software. V Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES 2020), pages 91–100.
Miranda, A., Araújo, A. A., Coutinho, E., and Souza, J. (2021). Compreendendo as soft skills enquanto feixe de práticas cooperativas no desenvolvimento de software: Reexões sobre um ambiente de estágio. iSys Brazilian Journal of Information Systems.
Schatzki, T. R. (2005). Peripheral vision: The sites of organizations. Organization studies, 26(3):465–484.