Buser Tech: Uma Aposta para Sobreviver ao Apagão de Profissionais de Tecnologia

  • Tony Lampada Buser Brasil Tecnologia LTDA

Resumo


O mercado de trabalho sofre com a escassez de profissionais capacitados para solução de problemas usando e, principalmente, criando tecnologias. Diversas empresas reportam que a falta de mão-de-obra qualificada atrapalha seus avanços de desenvolvimento e inovação. A Buser, como empresa que fomenta tecnologia, adotou uma estratégia de aprimorar a formação em tecnologia com a qualificação de mão-de-obra especializada para sobreviver ao apagão de profissionais de tecnologia. Nesta proposta de palestra, os autores apresentarão e reportarão um relato de experiência dessa iniciativa que começou no final de 2020, incluindo a justificativa para essa iniciativa, os benefícios oferecidos aos participantes, que ganham para estudar e aprimorar seus conhecimentos. Adicionalmente, serão apresentados os resultados e lições aprendidas do primeiro piloto, denominado Buser Camp, com os detalhes da condução do processo seletivo dos participantes, a metodologia de ensino envolvendo a integração do aprendizado com o trabalho na empresa. Finalmente serão apresentados os próximos passos, com a extensão ao Buser Tech, que dobra a meta de formação, a parceria com o portal Descomplica e também amplia a formação com um público-alvo novo em mais um processo seletivo.

Referências

Ang, S. and Slaughter, S. (2004). Turnover of information technology professionals: The effects of internal labor market strategies. SIGMIS Database, 35(3):11-27.

Blake, C. (2022). Importância de Sistemas e Tecnologias Estratégicas de Informação. Amazon Kindle.

Buser (2016). Manifesto buser. https://www.buser.com.br/sobre.

de Neto, M. V. S. (2019). Gestão da Tecnologia da Informação: Sustentação e Inovação para a Transformação Digital. Brasport.

Frufrek, G. L. and Pansanato, L. T. E. (2017). Rotatividade de pessoal: Pesquisa com profissionais de empresas brasileiras de desenvolvimento de software. iSys - Brazilian Journal of Information Systems, 10(2):05-29.

Kretschmer, T. (2012). Information and communication technologies and productivity growth. (195).

Laurindo, F. J. B. (2020). Tecnologia da Informação: Planejamento e Gestão de Estratégias. Atlas.

Lounsbury, J. W., Moffitt, L., Gibson, L. W., Drost, A. W., and Stevens, M. (2007). An investigation of personality traits in relation to job and career satisfaction of information technology professionals. Journal of Information Technology, 22(2):174-183.

Vreuls, E. H. and Joia, L. A. (2012). Proposição de um modelo exploratório dos fatores relevantes para o desempenho profissional do cio brasileiro. Revista de Administração, 47(2):307-324.
Publicado
03/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
LAMPADA, Tony. Buser Tech: Uma Aposta para Sobreviver ao Apagão de Profissionais de Tecnologia. In: TRILHA DA INDÚSTRIA - CONGRESSO BRASILEIRO DE SOFTWARE: TEORIA E PRÁTICA (CBSOFT), 13. , 2022, Uberlândia/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 17-19. DOI: https://doi.org/10.5753/cbsoft_estendido.2022.226561.