Mining the Technical Skills of Open Source Developers

  • João Eduardo Montandon UFMG
  • Marco Túlio Valente UFMG

Resumo


Software está “devorando o mundo” à medida em que testemunhamos o surgimento de novas empresas cujo modelo de negócios é totalmente centralizado em um sistema computacional. O sucesso da implantação desses sistemas depende, em grande medida, da qualidade e competência dos desenvolvedores responsáveis pela sua implementação. Contudo, as empresas de desenvolvimento de software estão enfrentando um problema crescente de escassez de profissionais de tecnologia. Se por um lado recrutadores têm dependido cada vez mais de plataformas de codificação social—tais como GitHub e Stack Overflow—para buscar novos talentos, por outro o grande volume de dados disponibilizados por essas plataformas inibe uma avaliação em profundidade de seus candidatos. Neste contexto, foi realizada nesta tese uma ampla investigação de métodos para identificar automaticamente habilidades técnicas de desenvolvidores de software. A pesquisa de doutorado foi organizada em três grandes trabalhos, onde primeiro se investigou as habilidades mais requisitadas por empresas de tecnologia na busca de novos profissionais. Em seguida, realizou-se dois estudos avaliativos com objetivo de identificar as habilidades técnicas de desenvolvedores em duas perspectivas: amplitude e profundidade. Os resultados obtidos a partir desses estudos levaram a contribuições significativas para pesquisadores e praticantes da comunidade de Engenharia de Software.

Referências

Montandon, J. E. and Valente, M. T. (2022). Mining the technical skills of open source developers. In Thesis and Dissertations Contest (CTD) Brazilian Computer Society (SBC), pages 1-10.

Publicado
03/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
MONTANDON, João Eduardo; VALENTE, Marco Túlio. Mining the Technical Skills of Open Source Developers. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM ENGENHARIA DE SOFTWARE (CTD-ES) - CONGRESSO BRASILEIRO DE SOFTWARE: TEORIA E PRÁTICA (CBSOFT), 13. , 2022, Uberlândia/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 46-47. DOI: https://doi.org/10.5753/cbsoft_estendido.2022.225434.