Projeto Web Academy: um relato sobre uma parceria entre indústria e universidade e os impactos no ecossistema local desenvolvimento de software

  • Crhistopher Ric. C. Saar UFAC
  • Daricélio Moreira Soares UFAC
  • Laura Costa Sarkis UFAC

Resumo


Este trabalho apresenta relatos de um projeto de P&D focado na capacitação em desenvolvimento web full-stack realizado em colaboração com a Motorola Mobility, Flextronics Internacional e a Universidade Federal do Acre (UFAC). O projeto objetiva a capacitação de recursos humanos para atuarem no desenvolvimento de software para web, abrangendo alunos de diferentes perfis ligados à Tecnologia da Informação, incluindo graduandos, egressos de instituições de ensino superior, estudantes do ensino médio e profissionais da cidade de Rio Branco - Acre. O projeto teve um impacto significativo na melhoria do ecossistema local de desenvolvimento de software, possibilitando a inserção dos participantes no mercado de trabalho e despertando um maior interesse pela área, especialmente entre aqueles que ainda não concluíram seus cursos acadêmicos. Os resultados demonstraram um impacto significativo nos participantes, incluindo oportunidades de emprego em empresas locais e internacionais, e em atuações de empreendimentos.

Referências

Oliveira, L. and Calderan, L. (2019). A inovação e a interação universidade - empresa: uma revisão teórica. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, 3:72–107.

Saiedian, H. (2010). Bridging academic software engineering education and industrial needs. Computer Science Education, March 2002:5–9.

Salza, P., Musmarra, P., and Ferrucci, F. (2019). Agile Methodologies in Education: A Review: Bringing Methodologies from Industry to the Classroom, pages 25–45.
Publicado
25/09/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SAAR, Crhistopher Ric. C.; SOARES, Daricélio Moreira; SARKIS, Laura Costa. Projeto Web Academy: um relato sobre uma parceria entre indústria e universidade e os impactos no ecossistema local desenvolvimento de software. In: TRILHA DA INDÚSTRIA - CONGRESSO BRASILEIRO DE SOFTWARE: TEORIA E PRÁTICA (CBSOFT), 14. , 2023, Campo Grande/MS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 21-24. DOI: https://doi.org/10.5753/cbsoft_estendido.2023.232004.