Aplicação da Abordagem Ágil REACT para a Melhoria do Processo de Desenvolvimento de Requisitos: O Caso da W3AS

  • Luis Fábio Sobral Magalhães W3 Automação e Sistemas
  • Luiz Márcio Moraes dos Anjos W3 Automação e Sistemas
  • Gabriel Rego Cavaleiro de Macedo Maia W3 Automação e Sistemas
  • Luciano de Sousa Pereira W3 Automação e Sistemas
  • Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira UFPA
  • Kleoson Bruno Corrêa dos Santos UFPA

Resumo


O relacionamento entre a Engenharia de Requisitos (ER) e os métodos ágeis tem atraído bastante atenção dos pesquisadores nos últimos anos (Daneva et al., 2015), em face dos métodos ágeis terem surgido como uma ótima opção para minimizar alguns problemas enfrentados pelas abordagens tradicionais, tais como: pouco envolvimento dos clientes, alta mudança nos requisitos, requisitos mal especificados, dentre outros. Neste cenário, Santos et al. (2018) propuseram um método ágil específico para a área da ER denominado REACT (Requirements Evolution in Agile ContexT), um método que foi concebido a partir de outros métodos ágeis. Assim, esta apresentação ter por objetivo descrever o relato de um estudo de caso sobre a aplicação do REACT, uma abordagem ágil para o desenvolvimento de requisitos de software, em um ambiente real de desenvolvimento de software, a fábrica de software da W3AS. Este estudo de caso avaliou as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças relacionadas aos ativos que compõem o REACT, a saber: artefatos, ciclo de vida, papéis e cerimônias. Dentre os resultados, observou-se que o REACT foi efetivo, simples de usar, fortemente colaborativo, suitable, centrado no usuário e orientado a metas. Assim, atendendo ao seu principal objetivo que é evoluir os requisitos de um produto de software de forma iterativa, eficiente e sob o guarda-chuva do mindset ágil.

Referências

Daneva, M., Inayat, I., Moraes, L., Salim, S. (2015) “A Reflection on Agile Requirements Engineering: Solutions Brought and Challenges Posed”. XP 2015 Workshops, Helsinki, Finland.

Santos, K., Oliveira, S., Filho, J. (2018) “REACT: An Agile Method to Software Requirements Development”. In: 15th International Conference on Information Systems and Technology Management, , São Paulo-SP.
Publicado
25/09/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SOBRAL MAGALHÃES, Luis Fábio; MORAES DOS ANJOS, Luiz Márcio; REGO CAVALEIRO DE MACEDO MAIA, Gabriel; DE SOUSA PEREIRA, Luciano; BEZERRA OLIVEIRA, Sandro Ronaldo; CORRÊA DOS SANTOS, Kleoson Bruno. Aplicação da Abordagem Ágil REACT para a Melhoria do Processo de Desenvolvimento de Requisitos: O Caso da W3AS. In: TRILHA DA INDÚSTRIA - CONGRESSO BRASILEIRO DE SOFTWARE: TEORIA E PRÁTICA (CBSOFT), 1. , 2019, Salvador. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 64-64. DOI: https://doi.org/10.5753/cbsoft_estendido.2019.7657.