Ferramenta de controle de acesso baseado em gamificação

  • Weslei Pinto FATEC
  • Eduardo Guerra INPE
  • Gerson Neto FATEC
  • Phyllipe Lima INPE

Resumo


Aplicações que usam gamificação desbloqueiam novas funcionalidades conforme o usuário obtém conquistas ou atinge certa pontuação. Porém, fazer o controle do acesso integrado a estes conceitos se torna uma atividade complexa, e sua implementação tende a acontecer isoladamente nos métodos das classes de negócio, aumentando o acoplamento entre as regras de negócio e de controle de acesso. Este artigo apresenta uma ferramenta que integra as funcionalidades de controle de acesso oferecidas pelo framework Guardian aos mecanismos de gamificação oferecido pelo framework Esfinge Gamification. A avaliação da ferramenta foi feita com um estudo de caso de uma aplicação web de fórum, onde são implementadas restrições de acesso baseadas no mecanismo de gamificação.

Referências

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Skinner, B. F. (1990). The behavior of organisms: An experimental analysis. BF Skinner Foundation.
Publicado
25/09/2019
PINTO, Weslei; GUERRA, Eduardo; NETO, Gerson; LIMA, Phyllipe. Ferramenta de controle de acesso baseado em gamificação. In: SESSÃO DE FERRAMENTAS - CONGRESSO BRASILEIRO DE SOFTWARE: TEORIA E PRÁTICA (CBSOFT), 1. , 2019, Salvador. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 126-131. DOI: https://doi.org/10.5753/cbsoft_estendido.2019.7669.