Ferramenta de controle de acesso baseado em gamificação

  • Weslei Pinto FATEC
  • Eduardo Guerra INPE
  • Gerson Neto FATEC
  • Phyllipe Lima INPE

Resumo


Aplicações que usam gamificação desbloqueiam novas funcionalidades conforme o usuário obtém conquistas ou atinge certa pontuação. Porém, fazer o controle do acesso integrado a estes conceitos se torna uma atividade complexa, e sua implementação tende a acontecer isoladamente nos métodos das classes de negócio, aumentando o acoplamento entre as regras de negócio e de controle de acesso. Este artigo apresenta uma ferramenta que integra as funcionalidades de controle de acesso oferecidas pelo framework Guardian aos mecanismos de gamificação oferecido pelo framework Esfinge Gamification. A avaliação da ferramenta foi feita com um estudo de caso de uma aplicação web de fórum, onde são implementadas restrições de acesso baseadas no mecanismo de gamificação.

Referências

Browning, T. R. (2001). Applying the design structure matrix to system decomposition and integration problems: a review and new directions. IEEE Transactions on Engineering management, 48(3):292–306.

Guerra, E., Alves, F., Kulesza, U., and Fernandes, C. (2013). A reference architecture for organizing the internal structure of metadata-based frameworks. Journal of Systems and Software, 86(5):1239 – 1256.

Guerra, E. M., Fornari, G., Costa, W. S., Porto, S. M., Candia, M. P. L., and da Silva, T. S. (2017). An approach for modularizing gamification concerns. In Computational Science and Its Applications – ICCSA 2017, pages 635–651, Cham. Springer International Publishing.

Robson, K., Plangger, K., Kietzmann, J. H., McCarthy, I., and Pitt, L. (2015). Is it all a game? understanding the principles of gamification. Business Horizons, 58(4):411–420.

Silva, J. O., Guerra, E. M., and Fernandes, C. T. (2013). An extensible and decoupled architectural model for authorization frameworks. In Murgante, B., Misra, S., Carlini, M., Torre, C. M., Nguyen, H.-Q., Taniar, D., Apduhan, B. O., and Gervasi, O., editors, Computational Science and Its Applications – ICCSA 2013, pages 614–628, Berlin, Heidelberg. Springer Berlin Heidelberg.

Skinner, B. F. (1990). The behavior of organisms: An experimental analysis. BF Skinner Foundation.
Publicado
25/09/2019
Como Citar

Selecione um Formato
PINTO, Weslei; GUERRA, Eduardo; NETO, Gerson; LIMA, Phyllipe. Ferramenta de controle de acesso baseado em gamificação. In: SESSÃO DE FERRAMENTAS - CONGRESSO BRASILEIRO DE SOFTWARE: TEORIA E PRÁTICA (CBSOFT), 1. , 2019, Salvador. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 126-131. DOI: https://doi.org/10.5753/cbsoft_estendido.2019.7669.