Viagem à Lua - RPG aplicado ao ensino de Testes de Software com elementos do Design Socialmente Consciente

  • Flávia Belintani Blum Haddad UTFPR / UFPR
  • Cléber Gimenez Corrêa UTFPR
  • Leticia Mara Peres UFPR

Resumo


Este artigo apresenta o uso de um framework para criação de RPG (Role-playing Game), aplicado ao ensino de Engenharia de Software (ES), para estimular a participação ativa e ampliar o protagonismo dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. O framework, chamado CreativEduc, possui elementos básicos para criação de RPG somados aos artefatos do Design Socialmente Consciente (DSC), que possibilita a obtenção de uma visão sistêmica e social do problema. Foi criado um RPG para a disciplina Teste de Software de um curso de graduação de ES. Relata-se o planejamento, execução e avaliação do jogo e do framework. Foram aplicados questionários resultando em indícios positivos ao seu uso e aplicação.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem, Role-playing Game, Design Socialmente Consciente, Testes de Software

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Publicado
12/05/2025
HADDAD, Flávia Belintani Blum; CORRÊA, Cléber Gimenez; PERES, Leticia Mara. Viagem à Lua - RPG aplicado ao ensino de Testes de Software com elementos do Design Socialmente Consciente. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE (CIBSE), 28. , 2025, Ciudad Real/Espanha. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 105-119. DOI: https://doi.org/10.5753/cibse.2025.35295.