Análise do uso do TypeScript na aprendizagem de programação

  • Nilson Rodrigo Borges de Sousa IFPI
  • Wesley Tiago Medeiros Lustosa IFPI
  • Ana Rosa Pereira Chaves IFPI
  • Iallen Gábio de Sousa Santos IFPI

Resumo


O ensino de programação é fundamental para o desenvolvimento do pensamento lógico e da resolução de problemas. Entretanto, iniciantes costumam optar por linguagens de tipagem dinâmica, como o JavaScript, por demandarem menor esforço inicial. Este artigo tem como objetivo analisar como o TypeScript, uma extensão do JavaScript com tipagem estática, pode facilitar o processo de aprendizagem de programação. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e aplicação de questionário com estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal do Piauí – Campus Piripiri. Os resultados evidenciam que a tipagem estática do TypeScript favorece a organização e a clareza do código, contribuindo para a identificação precoce de erros e o desenvolvimento de boas práticas desde os primeiros contatos com a programação.

Referências

Microsoft (2025). Typescript playground. Site, disponível em: [link]. Acesso em: 11 jul. 2025.

Mororó, J. F. (2024). Um estudo comparativo entre javascript e typescript. Relatório técnico / manuscrito, autor independente.

REDAÇÃO NA PRÁTICA (2022). Linguagem de programação: conheça os principais conceitos e ferramentas desse universo. Site, disponível em: [link]. Acesso em: 21 out. 2025.

Silveira, L. P. N. and Knirsch, J. F. (2016). Como a programação pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico em crianças, adolescentes e jovens. In Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, pages 734–737.
Publicado
22/09/2025
SOUSA, Nilson Rodrigo Borges de; LUSTOSA, Wesley Tiago Medeiros; CHAVES, Ana Rosa Pereira; SANTOS, Iallen Gábio de Sousa. Análise do uso do TypeScript na aprendizagem de programação. In: CONGRESSO DE DESENVOLVIMENTO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (CODEC), 1. , 2025, Piripiri/PI. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 9-16.