Planejamento e Simulação de Controle de Trajetória de Manipuladores para Sistemas de Desvio de Rotas por Sensoriamento

  • Walter Jonas de Sousa Viana UFAM
  • Antony Ryan Gusmão Rabelo UFAM
  • Carlos Alberto Oliveira de Freitas UFAM

Resumo


Esta pesquisa é fruto de uma iniciação cientifica que visa evitar colisões de robôs manipuladores em ambientes industriais. Os manipuladores são essenciais para tarefas industriais, manipulando peças e equipamentos na produção. Um sistema de sensoriamento permite o desvio de rotas, evitando obstáculos e acidentes, garantindo segurança na indústria. O objetivo do projeto é pesquisar problemas de colisões em robôs manipuladores e oferecer uma solução por meio de sensores. Para alcançar a solução, foram necessárias etapas como revisão da literatura, definição de parâmetros de trajetória e codificação. As etapas detalhadas do projeto são divididas em levantamento bibliográfico, proposta inicial (onde definimos a estrutura e a lógica do projeto), modelagem (que é feita a partir da proposta inicial), a construção onde foram integrados os sensores utilizados, depois foi feito testes para validação do projeto e verificação se está de acordo com a proposta, os ajustes finais, que é a etapa para encontrar bugs e resolve-los, e a implementação, onde foi feito um ambiente com um cenário para o manipulador fazer seu trabalho de desvio de obstáculos. Observou-se que os resultados obtidos nos trabalhos similares são bem satisfatórios, o que aumentou a possibilidade de sucesso do projeto.

Referências

FENERICK, J.; VOLANTE, C. (2020). A Evolução das Indústrias, os Benefícios da Automação e as Perspectiva do Mercado da Robótica no Brasil e no Mundo. Revista Interface Tecnológica, v. 17, n. 1, p. 734-745.

GAMERO, I. O que faz um robô colaborativo? Todas as aplicações possíveis. 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 de nov. de 2023.

GUALTIERI, L.; RAUCH, E.; VIDONE, R.; MATT, D. An evaluation methodology for the conversion of manual assembly systems into human-robot collaborative workcells.

Procedia Manufacturing, v. 38, p. 358–366, 2019. ISSN 2351-9789. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 de nov. de 2023.

MORAIS, C.; NASCIMENTO, T. (2017). Um Sistema Anticolisão 3D baseado no método de Campo Potencial Artificial para um robô móvel. Dissertação (Mestrado em Informática) – Universidade Federal da Paraíba.

PASTORI, D.; RODOLPHO, D. (2020). TECNOLOGIA NA SEGURANÇA DO TRABALHO EM ROBÓTICA. Revista Interface Tecnológica, v. 17, n. 2, p. 806-816.

SILVA, C.; DIAS, E.; BATISTA, J.; SOUZA, D.; SILVA, J.; RAMALHO, G.; LIMA, M. (2021). Prevençao de Colisao utilizando Campos Potenciais Artificiais com PSO (CPA+ PSO). In: Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente-SBAI.

SOUZA, A.; RINCON, L. (2021). Geração automática de trajetórias em robôs colaborativos. TCC de Graduação em Engenharia de Controle e Automação – Universidade Federal de Santa Catarina.
Publicado
20/02/2024
VIANA, Walter Jonas de Sousa; RABELO, Antony Ryan Gusmão; FREITAS, Carlos Alberto Oliveira de. Planejamento e Simulação de Controle de Trajetória de Manipuladores para Sistemas de Desvio de Rotas por Sensoriamento. In: CONFERÊNCIA CONNECT TECH, 1. , 2024, Itacoatiara/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 42-45. DOI: https://doi.org/10.5753/connect.2024.238537.