Análise de Métricas Telemáticas para Auditoria de Veículos Autônomos

  • Fernando M. Ortiz UFRJ
  • Matteo Sammarco AXA Group
  • Marcin Detyniecki AXA Group
  • Luís Henrique M. K. Costa UFRJ

Resumo


Veículos autônomos (AVs) usam sistemas de sensoriamento externo para obter informações sobre os diversos objetos presentes ao seu redor e assim tomar decisões de condução de forma automatizada. De fato, as informações obtidas através da telemática veicular servem para monitorar o funcionamento e a forma de condução de quaisquer veículos automotores, não apenas dos AVs. De acordo com a literatura, diferentes métricas são usadas por aplicativos de asseguradoras para avaliar situações de risco potencial e como os motoristas dirigem. Quanto a AVs, porém, a avaliação destas métricas ainda é incipiente, dado que a maioria destes veículos está em desenvolvimento. Assim, com o objetivo de avaliar e quantificar a gravidade de eventos de risco no trânsito envolvendo AVs e outros usuários viários, este trabalho estuda métricas de segurança substitutas baseado em leituras de sensores exteroceptivos e proprioceptivos contidas em conjuntos de dados de AVs. Os resultados indicam que ao menos 10% dos eventos representam algum nível risco para o AV. Estes resultados ajudam a explicar o comportamento e a tomada de decisões no sistema autônomo.

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Publicado
16/08/2021
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ORTIZ, Fernando M.; SAMMARCO, Matteo; DETYNIECKI, Marcin; COSTA, Luís Henrique M. K.. Análise de Métricas Telemáticas para Auditoria de Veículos Autônomos. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO URBANA (COURB), 5. , 2021, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 15-28. ISSN 2595-2706. DOI: https://doi.org/10.5753/courb.2021.17101.