Como Melhorar a Representação de Traces: Um Estudo de Caso Usando Dados do Transporte Público

  • Hernani de B. Vieira Jr UFMG
  • Stefany Gaspar UFMG
  • Felipe D. Cunha UFMG

Resumo


Simulação é uma abordagem mais comumente adotada para avaliar protocolos e algoritmos para redes veiculares. Geralmente, as ferramentas de simulação utilizam traces de mobilidade para recriar a topologia de rede e avaliar o desempenho das soluções. No entanto, a qualidade dos traces em termos de granularidade espacial e temporal é um fator importante, que pode afetar diretamente na confiabilidade dos resultados. Neste trabalho, é apresentado a caracterização de dados em um trace que representa a mobilidade real de ônibus na cidade do Rio de Janeiro. Por apresentar lacunas e falhas de leitura, os dados passaram por um processo de preenchimento das lacunas, levando a traces mais refinados, e que geram resultados de simulação mais confiáveis. Além disso, todos as métricas computadas foram comparadas entre os dados originais e calibrados. Resultados revelam que as lacunas realmente induzem topologias de rede diferentes da realidade, diminuindo a qualidade dos resultados da avaliação.

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Publicado
16/08/2021
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VIEIRA JR, Hernani de B.; GASPAR, Stefany; CUNHA, Felipe D.. Como Melhorar a Representação de Traces: Um Estudo de Caso Usando Dados do Transporte Público. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO URBANA (COURB), 5. , 2021, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 43-55. ISSN 2595-2706. DOI: https://doi.org/10.5753/courb.2021.17103.