Emprego de componentes móveis de IoT para análises espaçotemporais de alta resolução para avaliar a qualidade do ar em cidades médias brasileiras
Resumo
O monitoramento tradicional da qualidade do ar utiliza estações fixas, que pelo alto custo e pequena quantidade instalada em centros urbanos, promovem uma baixa resolução espacial, além de deficiências de cobertura de regiões do Brasil. Surge à oportunidade de equipar ônibus coletivos com kits de Internet das Coisas, como parte de uma rede de sensores sem fio de avaliação da qualidade do ar. Este artigo realiza a análise de dados de experimento em cidades brasileiras como validação do modelo e apresentação de novas formas de avaliação do ambiente urbano, com base em resultados de processamento e mineração de dados com alta resolução espacial.
Publicado
06/05/2018
Como Citar
SANTOS, Alessandro Santiago dos; FACCINI, Luiz Gustavo; MARTE, Claudio L.; CINTRA, Jorge Pimentel.
Emprego de componentes móveis de IoT para análises espaçotemporais de alta resolução para avaliar a qualidade do ar em cidades médias brasileiras. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO URBANA (COURB), 2. , 2018, Campos do Jordão.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
ISSN 2595-2706.