Uma análise dos tempos limite para entrega de mensagens e para determinação de vizinhança em rede veiculares ad hoc

  • Cleber Brito Santos UFBA
  • Aline Maria Santos Andrade UFBA
  • Alirio Santos de Sá UFBA

Resumo


A comunicação entre veículos através de redes ad hoc é uma tendência futura que promove mais segurança no trânsito. Nesta abordagem os veículos precisam detectar quem são seus vizinhos para se organizarem em grupo e agirem de forma colaborativa, a exemplo da formação em pelotões. No entanto, a mobilidade dos veículos e as falhas no canal de comunicação podem dificultar a detecção da vizinhança dos veículos. Com o objetivo de auxiliar aplicações em VANET que gerenciam múltiplos pelotões, este trabalho analisa os atrasos nas entregas de mensagens durante o processo de detecção de vizinhança de uma rede formada por pelotões. Esses atrasos são tratados como limites abstratos de tempo, chamados de tempos limite de progresso. Apresentamos resultados de vários experimentos realizados para determinação desses tempos limite de progresso e a influência que o canal de comunicação confiável e não confiável exerce na detecção de vizinhança.

Referências

Almeida et al. 2018 ALMEIDA, T. et al. Análise de desempenho do ieee 802.11 p: Simulações versus experimentos reais. In: SBC. Anais Principais do XXXVI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. [S.l.], 2018.

Ameen et al. 2020 AMEEN, H. A. et al. A review on vehicle to vehicle communication system applications. Indonesian Journal of Electrical Engineering and Computer Science, v. 18, n. 1, p. 188-198, 2020.

Amoozadeh et al. 2015 AMOOZADEH, M. et al. Platoon management with cooperative adaptive cruise control enabled by vanet. Vehicular communications, Elsevier, v. 2, n. 2, p. 110-123, 2015.

Cornejo, Viqar e Welch 2014 CORNEJO, A.; VIQAR, S.; WELCH, J. Reliable neighbor discovery for mobile ad hoc networks. Ad Hoc Networks, v. 12, p. 259-277, 2014. ISSN 1570-8705. Disponível em: [link].

Devore 2010 DEVORE, J. L. Probabilidade e estatística para engenharia e ciências. [S.l.]: Cengage Learning Edições Ltda., 2010.

DianGe et al. 2018 DIANGE, Y. et al. Intelligent and connected vehicles: Current status and future perspectives. Science China Technological Sciences, Springer, v. 61, n. 10, p. 1446-1471, 2018.

Ge, Xiao e Wu 2022 GE, X.; XIAO, S.; WU, Q. Scalable controller and topology co-design for automated vehicle platoons. In: IEEE. 2022 IEEE 25th International Conference on Intelligent Transportation Systems (ITSC). [S.l.], 2022. p. 1479-1484.

Ghaffari et al. 2014 GHAFFARI, M. et al. Multi-message broadcast with abstract mac layers and unreliable links. In: Proceedings of the 2014 ACM symposium on Principles of distributed computing. [S.l.: s.n.], 2014. p. 56-65.

Haidari e Yetgin 2019 HAIDARI, M. J.; YETGIN, Z. Veins based studies for vehicular ad hoc networks. In: 2019 International Artificial Intelligence and Data Processing Symposium (IDAP). [S.l.: s.n.], 2019. p. 1-7.

Jia et al. 2016 JIA, D. et al. A survey on platoon-based vehicular cyber-physical systems. IEEE Communications Surveys Tutorials, v. 18, n. 1, p. 263-284, 2016.

Lee e Atkison 2021 LEE, M.; ATKISON, T. Vanet applications: Past, present, and future. Vehicular Communications, v. 28, p. 100310, 2021. ISSN 2214-2096. Disponível em: [link].

Nguyen et al. 2019 NGUYEN, V. et al. Mac protocols with dynamic interval schemes for vanets. Vehicular Communications, Elsevier, v. 15, p. 40-62, 2019.

Peng et al. 2017 PENG, H. et al. Performance analysis of ieee 802.11p dcf for multiplatooning communications with autonomous vehicles. IEEE Transactions on Vehicular Technology, v. 66, n. 3, p. 2485-2498, 2017.

Qureshi e Abdullah 2013 QURESHI, K.; ABDULLAH, H. Topology based routing protocols for vanet and their comparison with manet. Journal of Theoretical and Applied Information Technology, v. 58, n. 3, p. 707-715, 2013.

Rajesh e Gnanasekar 2016 RAJESH, M.; GNANASEKAR, J. M. Consistently neighbor detection for manet. In: 2016 International Conference on Communication and Electronics Systems (ICCES). [S.l.: s.n.], 2016. p. 1-9.

Ramanathan et al. 2018 RAMANATHAN, R. et al. An empirical study on mac layer in ieee 802.11 p/wave based vehicular ad hoc networks. Procedia computer science, Elsevier, v. 143, p. 720-727, 2018.

Ren, Li e Yang 2009 REN, Z.; LI, W.; YANG, Q. Location verification for vanets routing. In: 2009 IEEE International Conference on Wireless and Mobile Computing, Networking and Communications. [S.l.: s.n.], 2009. p. 141-146.

Shakeel et al. 2015 SHAKEEL, S. M. et al. Experimental evaluation of safety beacons dissemination in vanets. Procedia Computer Science, Elsevier, v. 56, p. 618-623, 2015.

Sommer et al. 2019 SOMMER, C. et al. Veins: The open source vehicular network simulation framework. In: Recent advances in network simulation. [S.l.]: Springer, 2019. p. 215-252.

Varga e Hornig 2010 VARGA, A.; HORNIG, R. An overview of the omnet++ simulation environment. In: 1st International ICST Conference on Simulation Tools and Techniques for Communications, Networks and Systems. [S.l.: s.n.], 2010.

Yu et al. 2020 YU, D. et al. Implementing the abstract mac layer in dynamic networks. IEEE Transactions on Mobile Computing, IEEE, v. 20, n. 5, p. 1832-1845, 2020.

Yu et al. 2021 YU, D. et al. An exact implementation of the abstract mac layer via carrier sensing in dynamic networks. IEEE/ACM Transactions on Networking, IEEE, v. 29, n. 3, p. 994-1007, 2021.
Publicado
22/05/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Cleber Brito; ANDRADE, Aline Maria Santos; SÁ, Alirio Santos de. Uma análise dos tempos limite para entrega de mensagens e para determinação de vizinhança em rede veiculares ad hoc. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO URBANA (COURB), 7. , 2023, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 93-106. ISSN 2595-2706. DOI: https://doi.org/10.5753/courb.2023.799.