Análise do impacto da pandemia de COVID-19 na mobilidade no Brasil sob uma visão semântica

  • Germano B. dos Santos UFV
  • Fabrício A. Silva UFV
  • Thais R. M. Braga Silva UFV

Resumo


Em 2020, o vírus SARS-CoV-2 se espalhou rapidamente no Brasil, implicando no distanciamento social visando a contenção das infecções. A análise da mobilidade, nessa época, foi importante para avaliar a contaminação da população brasileira. No entanto, os efeitos causados no padrão de mobilidade pelas restrições impostas durante a pandemia é ainda pouco discutido. Neste estudo, são analisados 95.522.812 registros de 4.279.025 usuários móveis, referentes aos anos de 2021 e 2022, visando compreender como a população brasileira se adaptou ao novo ambiente pós-pandemia em uma visão semântica da mobilidade humana. A partir da matriz de comparação dos padrões de mobilidade, da avaliação de clusters de usuários móveis baseados na representação vetorial de motifs semânticos e de métricas de deslocamentos, observa-se uma gradual mudança do teletrabalho para o modelo híbrido, aumentando a imprevisibilidade dos deslocamentos dos brasileiros entre 2021 e 2022.

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Publicado
20/05/2024
SANTOS, Germano B. dos; SILVA, Fabrício A.; SILVA, Thais R. M. Braga. Análise do impacto da pandemia de COVID-19 na mobilidade no Brasil sob uma visão semântica. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO URBANA (COURB), 8. , 2024, Niterói/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 155-168. ISSN 2595-2706. DOI: https://doi.org/10.5753/courb.2024.3276.