Realocação em Sistemas de Compartilhamento de Veículos em Uma Via
Resumo
A compreensão da mobilidade nos espaços urbanos é útil para a criação de cidades mais inteligentes e sustentáveis. Cada vez mais, o estudo da mobilidade urbana se torna alvo de pesquisas em diversas áreas do conhecimento. No entanto, um problema associado a esse tipo de estudo é a aquisição de dados acurados e atuais. Atualmente, existem serviços de compartilhamento de veículos que agregam maior dinamismo ao transporte nas cidades. Esses serviços podem ser classificados de acordo com seus modos de operação: uma via, duas vias e flutuante. Serviços de uma via e flutuante, ocasionalmente apresentam um problema associado ao desbalanceamento de veículos em sua região de atuação. Por exemplo, devido a uma demanda elevada de viagens de saída de determinada região, e a uma demanda de entrada não equivalente, pode-se ocorrer um desabastecimento em determinados locais. Assim, neste trabalho, foi caracterizado um sistema de compartilhamento de veículo de uma via que operam em Vancouver (Canadá) e regiões próximas. No modelo de uma via estudado, um usuário retira um veículo de uma estação base e pode deixa-lo em qualquer outra estação e também em estacionamentos públicos que cumpram determinados critérios. Este estudo aborda a temática da realocação de veículos, além de revelar padrões de uso e demanda dos usuários desse serviço. Foram destacadas características e discussões que dão suporte a resolução do problema abordado. Finalmente, acredita-se que este estudo é útil para o entendimento desse tipo de problema e contribui para a evolução desses sistemas.
Referências
Boldrini, C., Bruno, R., and Conti, M. (2016). Characterising demand and usage patterns in a large station-based car sharing system. In Computer Communications Workshops (INFOCOM WKSHPS), 2016 IEEE Conference on, pages 572-577. IEEE.
Ciociola, A., Cocca, M., Giordano, D., Mellia, M., Morichetta, A., Putina, A., and Salutari, F. (2017). Umap: Urban mobility analysis platform to har-vest car sharing data. In 2017 IEEE SmartWorld, Ubiquitous Intelligence Computing, Advanced Trusted Computed, Scalable Computing Communications, Cloud Big Data Computing, Internet of People and Smart City Innovation (SmartWorld/SCALCOM/UIC/ATC/CBDCom/IOP/SCI), pages 1-8.
Herrera, J. C., Work, D. B., Herring, R., Ban, X. J., Jacobson, Q., and Bayen, A. M. (2010). Evaluation of traffic data obtained via gps-enabled mobile phones: The mobile century field experiment. Transportation Research Part C: Emerging Technologies, 18(4):568-583.
Kek, A. G., Cheu, R. L., Meng, Q., and Fung, C. H. (2009). A decision support system for vehicle relocation operations in carsharing systems. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, 45(1):149-158.
Ma, S., Zheng, Y., and Wolfson, O. (2013). T-share: A large-scale dynamic taxi ridesha-ring service. In Data Engineering (ICDE), 2013 IEEE 29th International Conference on, pages 410-421.
Nourinejad, M. (2014). Dynamic optimization models for ridesharing and carsharing. Master's thesis, University of Toronto.
Shaheen, S. A. (2016). Mobility and the sharing economy. Transport Policy, 51(Supple-ment C):141 -142.
Weikl, S. and Bogenberger, K. (2013). Relocation strategies and algorithms for free-floating car sharing systems. IEEE Intelligent Transportation Systems Magazine, 5(4):100-111.