EvaML e EvaSIM: Proposta de Linguagem Baseada em XML e Simulador para o Robô EVA

  • Marcelo Marques da Rocha UFF
  • Débora Christina Muchaluat-Saade UFF

Resumo


Os robôs socialmente assistivos (SARs Socially Assistive Robots) surgem da interseção das classes de robôs assistivos e robôs sociais interativos, que se comunicam com o usuário. O objetivo dos SARs não é apenas fornecer algum tipo de assistência ou se comunicar, mas fornecer estímulos ao usuário por meio da interação com o robô. Este trabalho propõe a linguagem EvaML, uma linguagem específica de domínio baseada em XML para facilitar a especificação de sessões interativas de um SAR chamado EVA. O trabalho apresenta também a proposta de um simulador para o robô EVA, o EvaSIM, capaz de executar suas sessões interativas e auxiliar no desenvolvimento de programas para o robô. É proposta ainda a extensão das funcionalidades do EVA com dois novos componentes para o aprimoramento da capacidade de interação multimodal do robô, oferecendo reconhecimento de expressões faciais dos usuários e integração de efeitos sensoriais de luz. Além disso, este trabalho propõe e avalia um jogo sério para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) utilizando o EVA com as novas funcionalidades implementadas.

Referências

Baillie, J.-C. (2005). Urbi: Towards a universal robotic low-level programming language. In 2005 IEEE/RSJ International Conference on Intelligent Robots and Systems, pages 820–825. IEEE.

Fachantidis, N., Syriopoulou-Delli, C. K., and Zygopoulou, M. (2020). The Effectiveness of Socially Assistive Robotics in Children With Autism Spectrum Disorder. International Journal of Developmental Disabilities, 66(2):113–121.

Gena, C., Mattutino, C., Maltese, W., Piazza, G., and Rizzello, E. (2021). Nao prm: an interactive and affective simulator of the nao robot. In 2021 30th IEEE International Conference on Robot & Human Interactive Communication (RO-MAN), pages 727–734. IEEE.

Ishimura, T., Kato, T., Oda, K., and Ohashi, T. (2003). An open robot simulator environment. In Robot Soccer World Cup, pages 621–627. Springer.

Josué, M., Montevecchi, E., Abreu, R., Barreto, F., Santos, J., and Muchaluat-Saade, D. C. (2020). Ambientes multissensoriais aplicados à saúde: desenvolvimento de aplicações e tendências futuras. In Livro de Minicursos do SBCAS 2020, chapter 2. SBC.

Kurniawan, O., Lee, N. T. S., Datta, S., Sockalingam, N., and Leong, P. K. (2018). Effectiveness of physical robot versus robot simulator in teaching introductory programming. In 2018 IEEE International Conference on Teaching, Assessment, and Learning for Engineering (TALE), pages 486–493. IEEE.

Pares, N., Masri, P., Van Wolferen, G., and Creed, C. (2005). Achieving dialogue with children with severe autism in an adaptive multisensory interaction: the”mediate”project. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, 11(6):734–743.

Pinciroli, C. and Beltrame, G. (2016). Buzz: a programming language for robot swarms. IEEE Software, 33(4):97–100.

Rocha, M. (2022). EvaML e EvaSIM: Proposta de linguagem baseada em XML e simulador para o robô EVA. Master’s thesis, Instituto de Computação, UFF, Niterói, RJ, Brasil.

Rocha, M., Cruz-Sandoval, D., Favela, J., and Muchaluat-Saade, D. (2022a). Evasim: a software simulator for the eva open-source robotics platform. In 2022 IEEE RO-MAN: 31st IEEE International Conference on Robot Human Interactive Communication.

Rocha, M., Melo, S., Favela, J., and Muchaluat-Saade, D. C. (2022b). Robôs socialmente assistivos: Desenvolvendo sessões de terapia multissensorial com o robô eva. In Livro de Minicursos do SBCAS 2022, chapter 4. SBC.

Rocha, M., Valentim, P., Barreto, F., Mitjans, A., Cruz-Sandoval, D., Favela, J., and Muchaluat-Saade, D. (2022c). Towards enhancing the multimodal interaction of a social robot to assist children with autism in emotion regulation. In International Conference on Pervasive Computing Technologies for Healthcare, pages 398–415. Springer.

Salleh, M. H. K., Miskam, M. A., Yussof, H., and Omar, A. R. (2017). Hri assessment of asknao intervention framework via typically developed child. Procedia Computer Science, 105:333–339.

Santatiwongchai, S., Kaewkamnerdpong, B., Jutharee, W., and Ounjai, K. (2016). Bliss: Using robot in learning intervention to promote social skills for autism therapy. In Proceedings of the International Convention on Rehabilitation Engineering & Assistive Technology, i-CREATe 2016, Midview City, SGP. Singapore Therapeutic, Assistive & Rehabilitative Technologies (START) Centre.

Tan, C. T., Harrold, N., and Rosser, D. (2013). Can you copyme? an expression mimicking serious game. In SIGGRAPH Asia 2013 Symposium on Mobile Graphics and Interactive Applications, SA ’13, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Tousignant, S., Van Wyk, E., and Gini, M. (2011). An overview of xrobots: A hierarchical state machine-based language.

Vasquez, B. P. E. A. and Matia, F. (2019). A social robot empowered with a new programming language and its performance in a laboratory. In 2019 IEEE International Symposium on INnovations in Intelligent SysTems and Applications (INISTA), pages 1–6. IEEE.
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
ROCHA, Marcelo Marques da; MUCHALUAT-SAADE, Débora Christina. EvaML e EvaSIM: Proposta de Linguagem Baseada em XML e Simulador para o Robô EVA. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES (CTD), 36. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 98-107. ISSN 2763-8820. DOI: https://doi.org/10.5753/ctd.2023.230080.