Aulas a Distância na Quarentena: Um Relato de Experiência sobre o Uso de TDICs no Ensino Fundamental Anos Finais

Resumo


Este trabalho relata uma experiência em educação à distância com alunos do Ensino Fundamental anos finais devido à pandemia do COVID-19. Ferramentas do Google e um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) foram utilizados como recursos educacionais dentro de uma sequência didática. A experiência do corpo docente com o AVA da instituição mostrou-se fundamental para a execução sistematizada e ininterrupta do trabalho, sendo o AVA utilizado não só como uma plataforma para reunir materiais e links, mas também como uma ferramenta para a realização de atividades formativas, com foco no trabalho de conceitos e aprendizagem, para possibilitar aos docentes acompanhar o desenvolvimento de seus alunos durante tal situação ímpar.

Palavras-chave: Educação à distância, Moodle, AVA, Ensino fundamental, Relato de experiência

Referências

Antunes, A. (2020) As redes municipais de educação diante da pandemia. Fiocruz. 06/04/2020. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/redes-municipais-de-educacao-diante-da-pandemia . Acesso em 07/04/2020.


Bones, A., Cazella, S., Costa, M. R. (2016). Intervenção Educacional na área da saúde através de objetos de aprendizagem: um relato de experiência. Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE).


Borges, M. C., Miranda, C. H., Santana, R. C., Bollela, V. R. (2014). Avaliação formativa e feedback como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais da saúde. Medicina (Ribeirão Preto. Online), 47(3), pp.324-331.


Dantas, E., Sousa, W., Fernandes, W., Freire, S. (2018). A Trajetória de um Aluno Especial no Curso de Licenciatura em Computação: Desafios e Superações.


Gonçalves, E., Vilela, J., Maia, M., Oliveira, F., Castro, J. (2015). Produção de Videoaulas de Programação em Java Acessíveis no Contexto de um Projeto de Capacitação Profissional para Pessoas Surdas. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).


Kuhn, I., Santos Junior, F. D., Wives, L. K., Ferrari, M. (2019). Relato de uma Experiência Inovadora em um Curso EJA na Modalidade EAD Semipresencial no ensino fundamental. In: VIII Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação (DesafIE 2019).


Lago, M., Rosa, G. (2016). Pbworks e a Construção de Projetos de Aprendizagem. 1446. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).


Leite, R., Fialho, V. (2017). Relato de experiência com a Khan Academy em um curso técnico à distância. Anais do Workshop de Informática Na Escola (WIE).


Levay, P., Soares, F., Santos, M. (2017). Inglês sem distância: Um relato de experiência de oferta de um minicurso de Inglês a distância para alunos do interior de Pernambuco. Anais do Workshop de Informática Na Escola (WIE).


Lupion, B. (2020). Como a pandemia de coronavírus impacta o ensino no Brasil. UOL Notícias. 05/04/2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2020/04/05/como-a-pand emia-de-coronavirus-impacta-o-ensino-no-brasil.htm Acesso em 07/04/2020.


Nunes, C. B. M. P. (2019). Perfil dos professores que usam ferramentas digitais em uma escola da rede privada em Natal/RN. Revista Prometeu, Ano V, n. 1.


Oliveira, K., Oliveira, M., Andrade, M. (2019). Pensamento Computacional, Robótica e Educação: um Relato de Experiência e Lições Aprendidas no Ensino Fundamental I. Anais do Workshop de Informática Na Escola (WIE).


Saavedra, J. (2020). World Bank. Educational challenges and opportunities of the Coronavirus (COVID-19) pandemic. 30/03/2020. Disponível em https://blogs.worldbank.org/education/educational-challenges-and-opportunities-co vid-19-pandemic Acesso em 07/04/2020.


SBP (2016). Departamento Científico de Adolescência da SBP. Manual de Orientação da SBP: Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital - 2016. Disponível em https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2016/11/19166d-MOrient-Saude-Cr ian-e-Adolesc.pdf Acesso em 21 Abr 2020.

SBP (2016). Departamentos Científicos de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento e de Saúde Escolar da SBP. Manual de Orientação da SBP: Uso saudável de telas, tecnologias e mídias nas creches, berçários e escolas - 2019. Disponível em https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/21511d-MO_-_UsoSaudavel_Telas TecnolMidias_na_SaudeEscolar.pdf Acesso em 21 Abr 2020.

UNESCO. (2020). COVID-19: 10 Recommendations to plan distance learning solutions. 03 Mar 2020. Disponível em https://en.unesco.org/news/covid-19-10-recommendations-plan-distance-learning-s olutions Acesso em 21 Abr 2020.
Publicado
31/07/2020
Como Citar

Selecione um Formato
NUNES, Clarissa Bezerra de Melo Pereira; PIRES, Andressa Kroeff. Aulas a Distância na Quarentena: Um Relato de Experiência sobre o Uso de TDICs no Ensino Fundamental Anos Finais. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1-10. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11377.