Modelagem de uma Metodologia para Implementação de Aprendizagem Significativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)

  • Maria Eduarda Rebelo Di Carlli UFRPE
  • Tássia Laís Barros Bastos UFRPE
  • Bianca Carneiro Ribeiro UFRPE
  • Obionor de Oliveira Nóbrega UFRPE

Resumo


Com o uso cada vez mais cotidiano das TDICs na modalidade de Educação a Distância, faz-se necessário que Ambientes Virtuais de Aprendizagem utilizem metodologias e teorias que possibilitem um aprendizado mais significativo e ativo para os alunos. Este artigo tem o objetivo de apresentar uma metodologia para implementação da teoria de aprendizagem significativas em AVAs independentemente da área de atuação do professor, por meio de um planejamento estrutural de conteúdos e atividades de fixação. Esta proposta possibilita uma implementação simplificada para professores iniciarem suas salas de aula virtuais baseadas na teoria de aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Metodologia, Aprendizagem significativa, Moodle, Modelagem BPMN

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Publicado
31/07/2020
DI CARLLI, Maria Eduarda Rebelo; BASTOS, Tássia Laís Barros; RIBEIRO, Bianca Carneiro; NÓBREGA, Obionor de Oliveira. Modelagem de uma Metodologia para Implementação de Aprendizagem Significativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 50-59. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11382.