Modelagem de uma Metodologia para Implementação de Aprendizagem Significativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)

  • Maria Eduarda Rebelo Di Carlli UFRPE
  • Tássia Laís Barros Bastos UFRPE
  • Bianca Carneiro Ribeiro UFRPE
  • Obionor de Oliveira Nóbrega UFRPE

Resumo


Com o uso cada vez mais cotidiano das TDICs na modalidade de Educação a Distância, faz-se necessário que Ambientes Virtuais de Aprendizagem utilizem metodologias e teorias que possibilitem um aprendizado mais significativo e ativo para os alunos. Este artigo tem o objetivo de apresentar uma metodologia para implementação da teoria de aprendizagem significativas em AVAs independentemente da área de atuação do professor, por meio de um planejamento estrutural de conteúdos e atividades de fixação. Esta proposta possibilita uma implementação simplificada para professores iniciarem suas salas de aula virtuais baseadas na teoria de aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Metodologia, Aprendizagem significativa, Moodle, Modelagem BPMN

Referências

Carvalho, M.M., Vasconcelis, J.G e Marçal, E.(2018) “Impactos da Educação a Distância na Vida dos Egressos: Uma Análise Comparativa de Estudos na Universidade Averta do Brasil”. In: III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2018). Fortaleza.

Lara, A. Elisa; Sousa, C. M. S. G.(2009) “O Processo De Construção E De Uso De Um Material Potencialmente Significativo Visando A Aprendizagem Significativa Em Tópicos De Colisões: Apresentações De Slides E Um Ambiente Virtual De Aprendizagem. Experiências em Ensino de Ciências , [s. l.], v. 4, ed. 2, p. pp.61-82.

Leite, A.S., Nascimento, V.C. e Matteu, D.(2018) “O Feedback nas Organizações: Técnicas e estratégias para fornecer um feedback”. Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura. Vol 8, n.1.

Melo, S.B., Junior, A.S., Rodrigues, E.C.C. e Lima, C.M.(2019) “Avaliação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem da Plataforma Moodle”. IX Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. Ponte Grossa-PR.

Messa, Wilmara Cruz. (2010) Utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVAS: A Busca por uma Aprendizagem Significativa. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, vol.9.

Prado, C., Vaz, D. R. e Almeida, D. M.(2012) “Teoria da Aprendizagem Significativa: elaboração e avaliação de aula virtual na plataforma Moodle”. Revista Brasileira de Enfermagem, vol. 64, núm. 6, pp. 1114-1121. Associação Brasileira de Enfermagem.

Rolim, A. T. e Scaramuzza, B. C.(2016) Aprendizagem significativa em ambientes virtuais de aprendizagem. – Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação – Mestrado – Univ. do Sul de Santa Catarina. Unisul, Tubarão, v.10, n. Especial, p.182 – 195.

Scaramuzza, Bruno Cézar.(2015) “Universidade Corporativa: Educação Continuada e Mediação Tecnológica”. Dissertação de Mestrado UNOPAR, Londrina-PR.Silva, E.C., Reis, J.T.C. e Martins, R.S.(2018) “Design Educacional na elaboração de materiais didáticos para cursos online: uma proposta de formação docente”. III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E), Fortaleza.

Silva, E.C., Reis, J.T.C. e Martins, R.S.(2018) “Design Educacional na Elaboração de materiais didáticos para cursos online: uma proposta de Formação Docente”. In:III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E), Fortaleza.

Silva, D.C.M.S., Sobrinho, I., Dutra, K.L., Lima, T. e Silva, W.B.(2019) “As Metodologias Ativas e a Aprendizagem Significativa com determinantes na produção de Tecnologias Educacionais”. IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E), Recife.

Simão, José Pedro Schardosim et al.(2017)“Inovação Educativa e Usabilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem”. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, [S.l.], p. 45-52, Araranguá.
Publicado
31/07/2020
Como Citar

Selecione um Formato
DI CARLLI, Maria Eduarda Rebelo; BASTOS, Tássia Laís Barros; RIBEIRO, Bianca Carneiro; NÓBREGA, Obionor de Oliveira. Modelagem de uma Metodologia para Implementação de Aprendizagem Significativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 50-59. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11382.