O Uso de um AVA em Blended Learning para Análise de Trilhas de Aprendizagem e Rendimento Educacional

Resumo


Este trabalho apresenta uma revisão sistemática de literatura sobre modelos de trilhas de aprendizagem a partir da análise de dados educacionais oriundos da interação de alunos com AVA (ambiente virtual de aprendizagem) no ensino híbrido. A pesquisa foi conduzida em 4 bases nacionais e 4 internacionais, retornou 650 estudos, dos quais 13 atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. As maiores contribuições encontradas se relacionam com modelos de trilhas de aprendizagem a partir do comportamento e rendimento dos alunos registrados por um AVA, ferramenta esta que também se mostrou como o instrumento principal de coleta de dados.

Palavras-chave: Revisão Sistemática de Literatura, Trilhas de Aprendizagem, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Rendimento Acadêmico, Ensino Híbrido

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Publicado
31/07/2020
NUNES, Clarissa Bezerra de Melo Pereira; GOMES, Apuena Vieira . O Uso de um AVA em Blended Learning para Análise de Trilhas de Aprendizagem e Rendimento Educacional. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 218-227. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11399.