A Inclusão Digital no Contexto Social da Educação de Jovens e Adultos: Um Estudo Exploratório nas Escolas de Macau – RN

  • Victória Gabrielle da Silva Alves IFRN
  • João Helis Bernardo IFRN
  • Maria Clara Lucena de Lemos IFRN

Resumo


A informatização é um requisito básico para indivíduos pertencentes à sociedade atual. Contudo, o Brasil ainda tem um grande número de pessoas à margem da inclusão digital, especialmente no contexto de Jovens e Adultos. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo de analisar se as escolas de Macau – RN, que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluem digitalmente seus alunos e se o seu corpo docente é composto por profissionais com formação necessária para agirem nesse processo. Aplicaram-se entrevistas e questionários com alunos e professores das escolas que trabalham com a EJA no município. Os resultados mostraram que as escolas não têm professores tecnologicamente capacitados, além da ausência de laboratórios de informática.

Palavras-chave: Inclusão digital, EJA, Exclusão social

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Publicado
31/07/2020
ALVES, Victória Gabrielle da Silva; BERNARDO, João Helis; DE LEMOS, Maria Clara Lucena. A Inclusão Digital no Contexto Social da Educação de Jovens e Adultos: Um Estudo Exploratório nas Escolas de Macau – RN. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 316-325. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11409.