Ambiente Virtual de Aprendizagem: Percepção Docente quanto à Expectativa de Desempenho

Resumo


O artigo objetiva verificar as concepções dos docentes da área de ensino de ciências de uma Instituição de Ensino Superior (IES) acerca da expectativa de desempenho no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Aplicou-se um questionário aos 77 docentes dos cursos que compõem a área (química, física, biologia e matemática). Por meio de uma análise descritiva, identificou-se uma leve predominância do gênero feminino (54,55%) e que 84,41% dos docentes possuem entre 30 e 50 anos. Quanto à expectativa de desempenho, os docentes afirmaram ser importante a utilização do AVA em licenciatura (69,36%) e para o aprendizado (62,34%), contudo afirmam que não percebem melhora no desempenho das aulas (76,62%).

Palavras-chave: Educação, Docência, Desempenho, Universidade, Tecnologias

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Publicado
31/07/2020
MIRANDA, Ana C. C.; LEÃO, Marcelo B. C.; CEOLIN, Alessandra C.; CUNHA, Millena C.. Ambiente Virtual de Aprendizagem: Percepção Docente quanto à Expectativa de Desempenho. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 326-335. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11410.