O Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para Aprendizagem Bilíngue do Surdo

  • Clarice Rejane Lima Ferreira Tomaz UFPB

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo investigar as percepções da pessoa com surdez a respeito do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para a aprendizagem bilíngue. Para tanto, foi aplicado um questionário com quinze alunos surdos do curso Letras com habilitação em Libras de uma universidade pública do nordeste brasileiro. Partindo disso, foi constatado que as TDIC beneficiam a aprendizagem os surdos por meio visual. Também apurou-se que estas de modo geral, mostram-se ao alcance e acessíveis aos surdos e contribuem para a socialização entre este grupo, permitindo o empoderamento da sua cultura e identidade.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Educação Bilíngue, Acessibilidade, Surdez

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Publicado
31/07/2020
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TOMAZ, Clarice Rejane Lima Ferreira. O Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para Aprendizagem Bilíngue do Surdo. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 336-345. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11411.