O Professor de Computação em Formação: Experiências de Conexões de Saberes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo


O presente artigo buscou analisar as contribuições de atividades com conexões de saberes envolvendo a Computação e Artes Visuais nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto de uma escola pública de Salvador/BA. Como encaminhamento teórico-metodológico utilizou-se da revisão de literatura acerca do ensino da Computação e a análise de uma vivência sistematizada na escola por meio de experiências nos Estágios Supervisionados utilizando o conjunto de técnicas da Computação Desplugada e o Pensamento Computacional. Os resultados apresentam a relevância do ensino da Computação na escola diante da ausência de referenciais curriculares e profissionais que orientem a prática educacional, bem como profissionais que orientem os referidos estágios.

Palavras-chave: Professor de Ciência da Computação, Estágio Supervisionado, Ensino Fundamental

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Publicado
31/07/2020
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BOMPET, Pietro; MORAIS, Pauleany. O Professor de Computação em Formação: Experiências de Conexões de Saberes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 356-364. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11413.