Robótica Educacional de Baixo Custo: Arduino como Ferramenta Pedagógica

  • Daniel Scherer UEPB
  • Natanael Bezerra da Silva UEPB
  • Davis Matias de Oliveira UEPB

Resumo


A robótica possui quase um atrativo próprio para aglomerar pessoas. Com a possibilidade de movimentar um equipamento, seja via programação ou mesmo via controle (remoto ou via smartphone), a robótica atrai olhares e direciona a vontade de interagir. No caso de alunos, não importando a idade, não é diferente. Infelizmente, no Brasil, o custo para acesso a materiais robóticos, sejam de cunho puramente recreativo ou de potencial educacional, habitualmente, não é convidativo. Neste sentido, tem-se a opção dos materiais de baixo custo e muitas vezes open-source, a exemplo da plataforma Arduino. Entretanto, seu uso, por vezes, demanda conhecimentos para usar e montar as peças e componentes, ter habilidades de eletrônica (para efetivamente construir um robô) até chegar ao ponto da programação do robô criado. Este trabalho apresenta uma visão de uso de robótica de baixo custo baseado na plataforma Arduino, e uma discussão dos motivos que levaram a evolução do robô criado em meados de 2012, custando na época R$228,00, para uma nova versão custando R$145,00.

Palavras-chave: Robótica Educacional, Baixo custo, Informática educativa

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Publicado
31/07/2020
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SCHERER, Daniel; DA SILVA, Natanael Bezerra ; DE OLIVEIRA, Davis Matias. Robótica Educacional de Baixo Custo: Arduino como Ferramenta Pedagógica. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 405-414. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11418.